terça-feira, 17 de novembro de 2015

Palcos e programação do ENART 2015

           O Encontro de Artes e Tradições Gaúchas, em sua 30ª edição, transformará Santa Cruz do Sul na capital do tradicionalismo neste final de semana. O evento inicia na sexta-feira, com o lançamento do filme “O ENART” às 18h30min e com a abertura oficial a partir das 19h30min, e se estende até o domingo. No total, mais de quatro mil participantes farão mais de 600 apresentações nas mais diversas modalidades, como danças tradicionais, chula, gaitas, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto instrumental, conjunto vocal, solista vocal, trova galponeira, declamação, pajada, concurso literário gaúcho, causo gauchesco de galpão e danças gaúchas de salão. No sábado, ocorrerá a Mostra Folclórica de Arte e Gaúcha com a participação das 30 Regiões Tradicionalistas.

          O festival tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes, promover o intercâmbio e projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul em nível regional e estadual, abrindo perspectivas de amplitude além de nossas fronteiras; promover a harmonia, a integração e o respeito evitando-se a projeção da vaidade e o personalismo entre os participantes; valorizar o artista amador do Rio Grande do Sul. E credenciar os vencedores do ENART, nas diversas modalidades (individual ou coletiva), a se apresentarem nos eventos oficiais do MTG e representarem o Estado nos eventos nacionais e internacionais, quando convidados.

          O ENART tem promoção e realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O patrocínio é da Schin, Corsan e Philip Morris e o apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Erva-mate Gaúcha da Serra. O festival conta com o financiamento Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário