segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MTG do RS participou ativamente do Congresso da CBTG


          A Confederação Brasileira da Tradição Gaucha realizou no ultimo final de semana, 14 e 15 de novembro, em Sapezal/MT, o 19º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e o 16º Concurso de Prendas e Peões da entidade.

           O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, representado por seu vice-presidente de Administração e Finanças, Nairo Callegaro, e uma comitiva composta por Algenor Luvison (vice-presidente da CBTG), Maria Celene Rocha, Rogério Bastos, João Luz (Coordenador da 23ªRT) e Lourenço Nunes (Peão Farroupilha do RS), fez-se presente e participou ativamente do conclave.
           A temperatura, que ultrapassava os 40º graus, somente era amenizado pelos potentes aparelhos de ar condicionado instalados no CTG Chama da Tradição de Sapezal e pelo encontro de amigos de diversas partes do Brasil.
           A comissão avaliadora do concurso foi formada basicamente por Douglas Dihel, Marcio Lima dos Santos, Marione Gomes e Lourenço Nunes. Mais de 20 concorrentes de diversas representações tradicionalistas do Brasil se fizeram presentes ao concurso de prendas e peões da CBTG, que aconteceu nos dois dias de evento. Sagrou-se primeira prenda da CBTG, Carolina S. Piatzchaki, de Foz do Iguaçu, Paraná. Sua cidade está entre as possíveis sedes do próximo Congresso Brasileiro e, consequentemente, do próximo concurso. A 2ª Prenda da CBTG foi Aline Jasper MTG/PR, e a 3ª Prenda foi Daiane Pereira, do MTG/MS.

           Na categoria juvenil 1ª prenda Andrine de Mari Cenci, do MTG/PC, a 2ª prenda juvenil, Leticia, do Mato Grosso, e a 3ª prenda juvenil, Francine, também do Mato Grosso. Na categoria Mirim, Rafaela Fontana, de Luis Eduardo Magalhães/BA, pertencente ao MTG-PC, foi eleita a 1ª prenda.
            Airton Callai, do Mato Grosso, foi o mestre de cerimonias e, posteriormente, escolhido presidente do Congresso. O evento transcorreu com muita tranquilidade. O prefeito de Querência, Mato Grosso, Gilmar Reinoldo Wentz, esteve no congresso com o presidente da câmara de vereadores da cidade, Telmo Alves Brito,  para defender a ida do FENART e Rodeio de Campeões pra lá em 2017. Muito elogiada a estrutura da cidade e a vontade de receber o evento que foi aceita por unanimidade dos delegados votantes.
           Representaram os MTGs pelo Brasil, Nairo Callegaro, o MTG-RS, Loiva Lopes Calderan, o MTG-PC, Roberto Basso, MTG-MT, Rogério Antônio Pankievicz, MTG-PR, Jorge Francklin Maia, MTG-SP e Natal José Marchioro, pelo MTG-MS. Além da 2ª prenda da CBTG, Francine Mota Rocha,  representeando o MTG de Santa Catarina. MTG-AO não esteve presente.



           Loiva Calderan, do MTG-PC, levantou questões importantes para os MTGs ficarem atentos quanto aos rodeios e os projetos de lei que tem transitado pelo Congresso Nacional e suas comissões.



           Foi apresentada a prestação de contas da diretoria da CBTG, pelo período em que João Mello esteve a frente. Foi aprovado o parecer do Conselho Fiscal que aprovou as contas. João Ermelino Mello apresentou a chapa para concorrer à presidência da CBTG pelos próximos dois anos (2015/2017) e foi aclamada pelos presentes.

           As imagens abaixo mostram a magnifica estrutura do CTG Chama da Tradição, de Sapezal, Mato Grosso. Fundado em 05 de dezembro 1992
          É um CONSULADO DA TRADIÇÃO GAÚCHA, fincado em solo mato-grossense,  preservando as tradições, cultivando nossos costumes, revivendo e fazendo a historia de superação a cada dia.

         "Podemos afirmar, que a historia desta entidade se confunde e completa a história desta cidade. Aqui homens e mulheres de bem não deixam apagar a Chama da tradição, quem sabe esta também é uma fagulha daquela mesma chama que em 1947 os alunos do Colégio Julinho, coordenados por Paixão Cortes, Barbosa Lessa pegaram da Chama da Pátria, para simbolizar que os costumes e a historia de nosso povo não morreu e não morrerá" - Airton Callai.

Gestão 2015/2017

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: João Ermelino de Mello / MS
1° Vice-Presidente: Eduardo Larsen / SP
2º Vice-Presidente: Algenor Luvison / RS
Secretário Geral: Dalton Castro de Camargo / MS
Secretário Adjunto: Jucimar Antônio de Moura / SC
Tesoureiro Geral: Moacir Kohl Filho / MS
Tesoureiro Adjunto: Celso Guimarães da Silva / RS

CONSELHO DE ÉTICA
Titulares:
Helen José Futuro Rocha Filho / DF
Olice Bertoldi / MT
Maria Celene Rocha de Melo / RS

Suplentes:
José Aparecido Pascoal / RS
João Francisco Dallepiane / MT
Egídio Miotto / SP

CONSELHO FISCAL:
Titulares:
Eloim Pereira / RS
Reni Martins Marchioro / MS
Fernando César Paim / MT

Suplentes:
Mauro Moacir Guimarães Fagundes / SP
Robinson Souto / MS
Pedro Garcia Tatim / MT

Diretoria Geral: Wilson da Silva Porto Filho / DF
Assessoria de Tecnologia/Informações: Wilson da Silva Porto Filho / DF e Aline Kraemer de Mello Kohl / MS
Depto. Divulgação: Rogério Bastos / RS
Depto. Cultural: Tânia A. Callai / MT
Depto. Artístico: Everton Douglas Diehl / RS
Depto. Campeiro: Romencito Aléssio / SC
Depto. Esportes: Mauro Magno / DF
Depto. Jovem:
Depto. Integração Nacional: Eduardo Larsen / SP
Depto. Projetos: Celívio Hortz / SC
Depto. de Relações Internacionais: Loiva Lopes Calderan / DF
Depto. Social: Francisco Fighera / SP
Depto. Ensino e Pesquisas: Edinéia Pereira da Silva Betta / SC
Assessoria Jurídica: Dr. Hélio Damaceno Louzado / SP
Depto. Narradores: Sizenando do Carmo Neto / SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário