sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Primeiro dia do Congresso Tradicionalista

       Quando as 17h chegou a Chama Crioula, vinda de Santa Maria, através do grupo de Cavalgadas Tropeiros do coração do Rio Grande, liderados pelo coordenador Ildo Wagner, deu-se inicio a solenidade de instalação do 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho.
            Prendas, Peões, Conselheiros, Coordenadores, congressistas e tradicionalistas em geral estiveram presentes quando foi iniciada a sessão solene de instalação do congresso. Jorge Peixoto foi escolhido presidente e Marcia Borges, patroa do 35 CTG, vice presidente da 61ª edição. 
                A primeira sessão plenária contou com a escolha da musica tema, o patrono espiritual e o tema anual do MTG para 2014.
                  Proposta  para que a música tema  do  61º  Congresso  Tradicionalista fosse a composição “Chote ao Rio Grande”, de autoria Jorge Missioneiro, vinda do conselheiro José Aldomar de Castro foi aprovada.
               Fabiano Vencato, de Canoas,12ª Região Tradicionalista, propôs homenagear, concedendo o título de Patrono Espiritual do 61º Congresso Tradicionalista Gaúch,o ao Sr. Mário Fernandes Monteiro, recentemente falecido. "Em novembro de 2013 entre tantos outros companheiros de ideal, perdemos a companhia de um grande tradicionalista. Para tal proposição transcrevemos, alguns aspectos sobre a vida deste homem simples, mas de grande coração" - defendeu Fabiano. A proposta foi aprovada.

              OBJETIVO ANUAL DO MTG PARA 2014: “Preservando o passado, construindo o futuro: MTG em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do RS” - tema que deverá fazer parte do dia a dia dos CTGs e entidades tradicionalistas pelo estado.
               "Propomos como objetivo anual do MTG para 2014 o desenvolvimento de ações que chamem a atenção do poder público, da comunidade tradicionalista, e da sociedade de um modo geral, para o abandono em que se encontra boa parte do patrimônio cultural ainda existente no estado do Rio Grande do Sul, e para a importância de se desenvolver esse assunto nas escolas, nos núcleos culturais e nos vários segmentos sociais existentes, através do tema: “Preservando o passado, construindo o futuro: MTG em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do RS”. Este tema norteará as ações desenvolvidas nos projetos dos departamentos culturais, prendas e peões durante o ano de 2014, através da realização de palestras e seminários sobre patrimônio histórico e educação patrimonial, estabelecimento de parcerias com entidades culturais e órgãos responsáveis pela manutenção e organização do patrimônio histórico de suas localidades, onde poderão ocorrer inclusive eventos do Movimento Tradicionalistas Gaúcho, das regiões tradicionalistas e entidades, e ainda, o desenvolvimento de atividades junto aos educandários dentro das ações do “MTG vai á Escola”, e possíveis parcerias das entidades tradicionalistas, educandários e poder público para a capacitação de professores sobre o referido tema, multiplicando o conhecimento proposto nas escolas, contemplando assim toda a comunidade" - palavras de Lucas e Mari Ana Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário