quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nota de Instrução 05/2016 - Vice Presidência Artística

NOTA DE INSTRUÇÃO 05/2016

           Com a intenção de auxiliar o comum entendimento entre o que os autores da obra “Danças Tradicionais Gaúchas – 4ª edição” descreveram, e o que os leitores compreendem, a Vice-presidência Artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho apresenta a seguinte nota com o intuito de elucidar algumas dúvidas, de como devem ser realizados corretamente os passos e as figuras contidos nessa obra.
 
Cumprimento:
Na página 45, 2º Parágrafo na segunda linha.
O fato de descrevermos que “Para concluir, o cumprimento os corpos voltarão à posição inicial. ” Gerou a preocupação dos leitores para realizarem-no corretamente em algumas danças, tais como:

Chote Inglês
O que está descrito na Página 149, 2º parágrafo:
NOTA 3: “Na Primeira e Terceira figuras a conclusão do segundo cumprimento poderá ser realizada simultânea ao primeiro movimento do passo de chote. ”
Deverá ser compreendido da seguinte forma:
“Na primeira e terceira figuras as conclusões dos cumprimentos poderão ser realizados simultâneo ao movimento subsequente. ”

Sarrabalho
A descrição contida na Primeira Figura (página 217, 5º § na 3ª linha e na Terceira Figura página 219, 5ª linha)
Referente aos cumprimentos descritos, onde se lê: “cumprimentando-se”, leia-se “Iniciando o cumprimento. ”

Cana Verde
Na página 81, a Posição Inicial é o título dado a uma sucessão de figuras, tais como:
Posicionamento dos pares na sala;
Passeio dos pares de braços dados;
Giro saudação e posição para o início das figuras da dança.
Por tanto, para compreendermos o que está contido na página 84 em seu segundo parágrafo, que diz:
“Para reiniciar a dança, os pares estarão mais ou menos no mesmo lugar e posição inicial...”
Deve ser compreendido mais ou menos o lugar e a posição que realizaram o Giro Saudação.

Chote de Duas Damas
Na página 130, imediatamente após o desenho de um exemplo da execução da “figura do oito” deve ser acrescido uma nota para a repetição da Figura Fundamental.

Meia Canha
Na página 166, o texto contido na (NOTA 2) deve sofrer um acréscimo no seu texto ficando da seguinte forma:
NOTA 2: As variantes, quando executadas, devem sempre manter as características desta dança, além de manter a formação de rodas concêntricas.

 Atenciosamente
José Roberto Fischborn
Vice Presidente Artistico MTG RS

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