segunda-feira, 28 de março de 2016

Editorial do Presidente - O futuro está no passado

          Santiago do Boqueirão foi sede da realização da 28ª Fecars. Neste mesmo local já foram realizadas mais duas festas e um Rodeio Nacional. Acredito que realizamos uma das maiores festas campeiras, com muita harmonia, união e paz, presença de todas as regiões, comprometimento de todos os participantes, organizadores, coordenadorias, direção do MTG e Fundação Cultural Gaúcha.

          Talvez estejamos vivenciando um momento importante na realização de nossos eventos, momento em que nossa sociedade encontra muitas dificuldades. Mas este evento,  em particular, acredito que tenha sido um marco, uma volta ao passado, uma redescoberta do Movimento de como realizar um grande atividade em parceria com uma entidade filiada (CTG Coxilha de Ronda ), sem recursos públicos, contando com a estrutura da entidade (financeira inclusive), apoio dos associados (voluntariado), comissão executiva, diretoria e aporte financeiro do MTG.

          É só um pequeno começo. Devemos continuar nesta direção, construindo novas alternativas, processos e mecanismos que possam gerar recursos para pagamento de todas as despesas. Devemos intensificar, aprimorar, e até mesmo insistir, trabalhar mais, mostrar como as coisas aconteciam em um tempo não muito distante, tempo em que servir o movimento era um prazer, se fazia para o crescimento deste e a valorização do ato de transmitir nossa cultura.

           Em algum momento de nossa caminhada perdemos um pouco desta simplicidade e capacidade de nos doarmos. Acredito que este é um momento de retomada destas atitudes, de dizermos basta para alguns comportamentos, termos coragem para efetivamente implementarmos mudanças que possam influenciar na construção de cidadãos, pessoas de bem, pessoas capazes de contribuírem para o crescimento e fortalecimento de nosso meio e consequentemente nossa sociedade. Aperfeiçoar nossos processos talvez seja nosso grande desafio. Ao longo de sua caminhada nossa instituição aprendeu a ter postura e representatividade, manteve valores, objetivos e um trabalho invejável.
 
          O MTG não realiza eventos com o planejamento de auferir recursos para seus cofres. Temos o compromisso da preservação de valores maiores, que através destas atividades demonstramos e deixamos claros nossos propósitos. Santiago nos deixa este grande legado, de que é possível sim trabalharmos com harmonia e resgatarmos o verdadeiro espírito de comprometimento e a partilha de responsabilidades. Afinal, este movimento é de todos. O MTG somos todos nós, em comunhão, trabalhando e construindo um caminho capaz de nos fortalecer e levar a mais 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário