sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Semana Farroupilha 2016 tratará dos 180 anos da República Rio-grandense

       
      A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, presidida por Vinícius Brum, Presidente do IGTF, decidiu, no uso de suas competências, na última reunião, no mês de novembro, que o temário e a programação dos Festejos de 2016 serão organizados a partir do tema: "A REPÚBLICA DAS CARRETAS", na comemoração dos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense
          Em razão disso, não haverá apresentação de propostas de ternário para os festejos de 2016. A Comissão Estadual tratará de apresentar um roteiro básico do ternário durante o Congresso.

A República das Carretas -  Barbosa Lessa
          A Guerra dos Farrapos aconteceu entre 1835 e 1845. Tendo à frente o General Bento Gonçalves da Silva, reuniu uma plêiade de heróis  como poucos já se viu: Davi Canabarro, Antonio de Souza Neto, Giuseppe e Anita Garibaldi, buscando a emancipação da província contra um Brasil cujo império intervinha de forma a comprometer gravemente a política econômica do Rio Grande do Sul.
          Em 1836 implantou-se, na serra do Sudoeste, na cidade de Piratini (que tinha na época em torno de 1.000 habitantes), a capital da República Rio-grandense.  O livro "República das Carretas", de Barbosa Lessa, flagra que a verdadeira capital em certo momento teve de sair de sua seara nada fortalecida e postar-se em carretas, atravessando campos, cidades, comandadas pelo ministro da Fazenda e Interior Domingos José de Almeida - um herói cujas armas eram documentos, saber administrar, providenciar recursos para os rebeldes, e sofrer de saudades a distância da família, ou seja, um herói autenticamente moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário