sábado, 31 de outubro de 2015

O uso exagerado de celulares - por Mauro Gimenez

          Buenas Gauchada. Existe algo tão indispensável para o jovem hoje em dia que nem o celular ou computador?. Acho que não. Os jovens (e até os adultos, e, porque não, os veteranos) sentimos uma necessidade imensa do uso dessa tecnologia. Mas é muito importante saber que eles apresentam riscos à saúde.

Vou citar 07 danos que o uso exagerado de celular pode causar:

1 - Papada: O uso excessivo do telefone pode mudar os contornos do rosto, causando flacidez na região inferior da face. Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e, passar horas forçando o pescoço para frente, aumenta as chances de criar papada

2 - Danos aos olhos: Focar a visão em um objeto pequeno por muito tempo pode deixar os olhos ressecados, o que pode causar inflamações e infecções. Se o hábito de manusear smartphones começa já na infância, os danos podem ser iniciados ainda mais cedo. A dica é usar o aparelho por períodos de, no máximo, 15 minutos. E as crianças entre três e sete anos não podem jogar ou brincar no smartphone por mais de 30 minutos diários.

3 - Prejudica a coluna: O uso dos celulares está mudando a postura. A tendência é a de pender o pescoço para frente para ler algo no smartphone ou tablet. Essa postura comprime os nervos que elevam a cabeça e causam dores de cabeça e a sensação de cansaço e rigidez na região.

4 – Acne: A tela dos smartphones esquenta em contato com a pele e pesquisas já mostraram que carrega uma quantidade absurda de germes.

5 - Danos à audição: É comum colocar fones nos ouvidos para escutar música ou mesmo para conversar com alguém em volume exagerado.  Isso causa danos até irreversíveis à audição.

6 - Atrapalha o sono: Manter aparelhos eletrônicos ao lado da cama tende a atrapalhar o sono. As luzes que ficam acesas interferem na produção de hormônios que ajudam a dormir, como a melatonina. Desligar o celular ou mantê-lo fora do quarto é recomendado.

7 - Atrapalha relacionamentos: Smartphones foram feitos para facilitar a comunicação, mas podem ter efeito contrário. É comum não dar a devida atenção a pessoas que estão fisicamente presentes e pesquisas mostram que quanto mais engajada é uma pessoa nas redes sociais, menos contato mantém com a família.
Portanto, tentemos utilizar este aparelho tão fantástico com moderação, pois também já está comprovado que seu uso irresponsável pode levar ao vicio.

Por Dr. Mauro Gimenez Olazar
Saúde em Foco - Eco/Nov

Nenhum comentário:

Postar um comentário