segunda-feira, 7 de setembro de 2015

João Mello, presidente da CBTG, fala sobre atividades da Confederação

          A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso (MTG-MT) realizarão nos dias 14 e 15
de novembro de 2015 o Concurso Nacional de Prendas e Peões e o Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha no CTG Chama da Tradição, localizado em Sapezal/MT.

16º Concurso de Prendas e Peões da CBTG - Para apoiar os estudos dos candidatos ou a quem interessar a CBTG lembra que existe uma sugestão de material disponível no site. Para organização da participação das delegações (acomodações e informações em geral), é recomendado o contato com a Coordenadora Cultural da CBTG - Tania Adiers Callai: tania_callai@hotmail.com ou (65) 9995-7601.

19º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha - O Congresso Brasileiro acontecerá na data citada com a eleição da nova patronagem. São convocados para participação: Diretoria Executiva, Conselho de Vaqueanos, Conselho Diretor, Junta Fiscal, Conselho de Ética e Delegados dos MTG’s.

Festejos Farroupilhas - A CBTG convida todas as federações tradicionalistas para comemorar a Semana Farroupilha e homenagear a vida do campo, os 180 anos do início da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz de Ponche Verde.

          Este ano o Acendimento Internacional da Chama Crioula, realizado no dia 12 de julho em Colônia de Sacramento-Uruguai representou um momento histórico para o tradicionalismo. Depois do Acendimento, a Chama Crioula foi conduzida por cavaleiros brasileiros e uruguaios até a cidade de Chuí-RS, para sua distribuição. As atividades no Uruguai foram promovidas pelas organizações: MTG-RS/Festejos Farroupilhas, CBTG, CITG e Sociedades Crioulas do Uruguai.

Campeirismo Gaúcho - Durante o 63º Congresso do MTG-RS realizado em janeiro deste ano, foi apresentado e aprovado o tema dos Festejos Farroupilhas: “O Campeirismo Gaúcho e sua importância Social e Cultural”. Algumas questões foram sugeridas para serem trabalhadas durante os festejos: a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.

Homenagens: Durantes os Festejos Farroupilhas serão homenageados os(as) tradicionalistas que difundem e preservam as tradições gaúchas afora do Estado do Rio Grande do Sul. Esses tradicionalistas receberão os títulos de Embaixador e Cônsul Honorários do Rio Grande do Sul, que serão concedidos no dia 19 de setembro, na cidade de Porto Alegre-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário