sábado, 25 de julho de 2015

Democracia pampeana

           Começamos olhando as fotos e vendo a quantidade de jovens frequentando a 81ª Convenção Tradicionalista, que aconteceu na Assembleia Legislativa, na capital do estado, no sábado, 25 de julho. Sorrisos, trocas de WhatsApps, abraços em amigos distantes, este era o clima na entrada do saguão da casa dos gaúchos.
            O credenciamento encerrou na quarta, dia 22, feito pela primeira vez exclusivamente pelo site. Coordenadores e Conselheiros credenciados automaticamente, a modernidade que chegou, como previa Barbosa Lessa.
            Após a abertura oficial prendas e peões saíram com os jovens e dividiram por categoria para debates, conversas e para se conhecerem melhor. É o momento em que muitos já mostram a preparação que as atividades culturais desenvolveram em suas vidas ao longo das gestões.
            A previsão inicial era que não se conseguiria terminar os debates das proposições neste sábado, dado o número de trabalhos que chegaram. Uma a uma foram sendo debatidas, replicadas, votadas, até se esgotarem as possibilidades. E este fórum de democracia pampeana pode ser visto ao vivo, sem nada para esconder, pela rede mundial de computadores, através da Tv Tradição.
            Tão democrático foi o debate que, ao chegar uma proposta para a modalidade vaca parada, sobre distanciamentos para as armadas, o presidente chamou crianças, pequenos laçadores ao palco que deram a sua opinião. Plenária cheia, os dois ainda envergonhados disseram preferir como estava. E a votação acompanhou a vontade de quem realmente pratica a modalidade.
           Foi ainda na convenção que, mesmo não sendo regulamentar, mas uma pratica de várias gestões, o presidente Manoelito Savaris, lançou, em nome do atual Conselho Diretor e da Diretoria, o nome de Nairo Callegaro, seu vice-presidente de administração e finanças para concorrer ao pleito de janeiro, no congresso tradicionalista, em Bento Gonçalves, á presidência do MTG. O Coordenador da 1ªRT, José Arnildo de Mello, e o vice, Francisco Lopes, foram ao palco dar o apoio total ao ex-coordenador da 1ªRT.

            Aos poucos o regulamento campeiro foi sendo vencido, apesar de ter entrado em grande parte da tarde.
            Depois foi a vez do  ENART, onde se destaca a retirada do SAT (Seminário de Aperfeiçoamento Tradicionalista) do regulamento. E por  coincidência foi na Assembleia Legislativa que aconteceu o 1º SAT, em 2003, com mais de 700 participantes.
           E por último foi colocado em pauta o regulamento cultural envolvendo a ciranda e o entrevero de peões, que também, passo à passo foi sendo vencido.
           A próxima convenção será na cidade de Cruz Alta, em 2016.



          Carlos Volkart, ex-coordenador da 22ªRT e Conselheiro do MTG foi apresentado como o mais novo Conselheiro Benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 
       




          Autoridades que se fizeram presentes na abertura da 81ª Convenção Tradicionalista, na Assembleia Legislativa, como o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, o Secretário da Cultura do RS, Victor Hugo e o Deputado Federal, Pompeu de Mattos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário