A programação prevê missa crioula, fandango, coquetel de despedida das prendas atuais, mostra folclórica e o momento mais tenso e aguardado pelas mais de 70 participantes que estarão presentes: as provas orais e artísticas que definirão as novas prendas mirim, juvenil e adulta do Rio Grande do Sul.
O evento tem como objetivos despertar o gosto pelas tradições e estimular a integração ao meio tradicionalista, bem como o aprofundamento na cultura rio-grandense, incremento cultural e intelectual das prendas, aperfeiçoamento de dotes artísticos e de relacionamento social.
Segundo o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, a Ciranda Cultural de Prendas, em seus 45 anos de histórica, consagrou-se como um dos principais eventos culturais e artísticos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Reunindo as 30 regiões tradicionalistas do Estado, segundo ele, tem como principal destaque o envolvimento jovem e os significativos ganhos culturais que o concurso promove.
“Para ser prenda do Rio Grande do Sul, é necessário apresentar conhecimentos em história, geografia, folclore, tradição e tradicionalismo, bem como em assuntos da atualidade", afirma Savaris. São escolhidas, conforme o regulamento do evento, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha.
A Ciranda Cultural de Prendas é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho em ação conjunta com a Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Rio Grande. O patrocínio é do Supermercado Guanabara e da Planalto Transportes e, o apoio, é da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 6ª Região Tradicionalista, CTG Gel. Antônio de Souza Neto e Erva-mate Gaúcha da Serra. O evento conta com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MTG
Sandra Veroneze / Pragmatha
Nenhum comentário:
Postar um comentário