terça-feira, 24 de junho de 2014

Diretrizes da Mostra Folclórica do ENART

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG
COORDENAÇÃO DE CULTURA INTERNA
15ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA
(Evento paralelo ao ENART 2014)
DIRETRIZES

             A 15ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA, tem como objetivo a exposição e divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, do Casal Coordenador de Prendas e Peões, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.

1. OBJETIVO:
Demonstrar e conhecer os aspectos regionais, valorizando circunstâncias da constituição da sociedade gaúcha, através de seus povos formadores, dando ênfase as características locais de cada região. 
Divulgar e valorizar o encontro de diferentes povos que vieram a formar o gaúcho, constituindo novos elementos culturais que implantaram, tanto aos aqui nascidos, quanto aos “naturalizados” o sentimento de pertencimento.

2. PÚBLICO ALVO:
Tradicionalistas participantes do ENART 
Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e comunidade em geral.
Prendas Adultas, Juvenis, Mirins, Peões, Guris e Piás Regionais e de Entidades.

3. DESENVOLVIMENTO:
Prendas Adultas, Juvenis, Mirins, Peões, Guris e Piás Regionais e das Entidades
Realizar uma exposição que represente as diferentes formas de expressar o orgulho de dizer:“Eu Sou do Sul”.
Entregar um relatório escrito de pesquisa histórica, demonstrando o que esta sendo exposto. 
A ordem de apresentação dos trabalhos acontecerá mediante sorteio. O sorteio acontecerá em Encontro Estadual de Diretores Culturais.

Prendas e Peões Estaduais - Para todas as categorias
- Em comemoração aos 190 anos de história de Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul, as prendas e peões estaduais organizarão uma Mostra, tomando por base a chegada das primeiras famílias em 1824.

4. DATA E HORÁRIO DA MOSTRA: 
Sábado dia 15 de novembro de 2014.

09hs as 11 hs – Organização e Montagem da Mostra
13hs as 14:40hs – Avaliação do Primeiro Bloco
14:50hs as  16:30hs –  Avaliação do Segundo Bloco
16:40hs as 18:10hs – Avaliação do Terceiro Bloco
A visitação Publica será concomitante a avaliação dos blocos.

5. INSCRIÇÕES:
          Cada Região Tradicionalista poderá utilizar durante a Mostra:
           As Prendas Regionais (mirim, juvenil e adulta) e Peões Regionais (peão e guri e piá).
           Prendas (mirim, juvenil e adulta) e Peões (peão e guri) das Entidades filiadas.e piá
Cada Região Tradicionalista poderá inscrever até 20 integrantes, entre prendas e peões, que terão o direito às credenciais e aos certificados.
          A relação dos participantes deverá ser entregue até o dia 25 de outubro, juntamente com o relatório, em forma de trabalho escrito e uma cópia em CD, diretamente no MTG, ou via correio SEDEX.
           Na relação entregue deverá constar o nome completo e correto de cada participante, nome da entidade e o número do Cartão Tradicionalista.

6. CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO:
            Cada participante deverá permanecer na Mostra, de acordo com a escala realizada pelo departamento cultural da região, cabendo a cada uma a responsabilidade do controle, bem como a entrega dos certificados fornecidos pelo MTG conforme relação encaminhada até o dia 25 de outubro.
            Os certificados serão entregues ao Diretor Cultural, de acordo com a verificação da assinatura na lista de presença. 

7. LOCAL:
           Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul (Pavilhão a ser identificado)


8. AVALIAÇÃO DA 15ª MOSTRA 
           O tempo de apresentação de cada região será de até 10 minutos, sendo que a cada minuto ultrapassado haverá um desconto de 0,05 descontados da nota final.
A avaliação será realizada por comissão nomeada pela Coordenação Cultural Interna e Vice Presidente de Cultura, levará em conta os seguintes quesitos:
Conhecimento até 2,50
Oralidade  até 2,50
Criatividade até 3,00
Pesquisa até 2,00 
Total 10 pontos.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS
               Será de responsabilidade do MTG, a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas regiões;
              Será disponibilizado, para cada região, um espaço previamente definido. Os espaços serão padronizados, portanto as exposições devem se limitar a eles.
               A organização, a montagem e a guarda de cada espaço da exposição é responsabilidade da Coordenadoria Regional, através das Prendas e Peões e do                             Departamento Cultural das Regiões, assim como o material que será utilizado para a exposição.
              A coleta e retirada do material necessário para a realização da “Mostra” é de responsabilidade das Prendas e Peões Regionais, com o apoio da Coordenadoria Regional, através do seu Departamento Cultural.
              No momento da avaliação dos trabalhos expostos, será permitido somente dos peões e prendas designados para aquele momento.
              Em nenhum momento, os espaços da mostra poderão ficar sem a presença de no mínimo dois inscritos pela Coordenadoria, sob pena de desclassificação da Região Tradicionalista, na 15ª Mostra.
              As três Regiões Tradicionalistas que apresentarem os melhores trabalhos,  receberão um Troféu Destaque. E as demais receberão um troféu de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário