sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher

“... bendita prenda gaúcha, que és a rainha do pampa... e tens na divina estampa, um quê de nobre e altivo, és perfume, és lenitivo que nos encanta e suaviza... e num instante escraviza o índio mais primitivo (...).”

A participação da mulher foi de fundamental importância no contexto da formação histórica, social e cultural do Rio Grande.
A figura feminina, na história do Rio Grande do Sul, é um elemento singular, pois independe da etnia ou classe social, lá está ela, manifestando-se com uma presença forte e batalhadora, que não costuma baixar a cabeça ou submeter-se a situações onde fique rebaixada ou inferiorizada. Acostumada com o sofrimento, causado pelas guerras históricas, jamais se deu por vencida. Ao contrário disso, encontra nas dificuldades motivo de força e resistência.
Calada, a mulher gaúcha suportou mais de duzentos anos de combates e revoltas, vendo partirem para guerras seus pais, irmãos, maridos e filhos. Se os homens estavam envolvidos nas guerras, a quem ficou delegada a missão de manter de pé as estruturas familiares e econômicas do estado? A mulher sempre trabalhou nas estâncias, assegurando a economia do Rio Grande do Sul, enquanto os homens defendiam as fronteiras e os ideais rio-grandenses.


Tantas grandes mulheres se destacaram no cenário rio-grandense, em defesa das nossas fronteiras, como a Marquesa de Alegrete: heroína anônima que em janeiro de 1717, na Batalha de Catalan, ao lado do esposo Marques de Alegrete – Luiz Telles de Caminha e Menezes e do filho, ajudou a escrever a história das batalhas entre Portugal e Espanha, servindo como enfermeira, mãe e até soldado. Podemos lembrar ainda Anita Garibaldi (Ana Maria de Jesus Ribeiro). Outra mulher valente, Maria Josefa da Fontoura Palmiro, que promovia reuniões políticas em sua casa, em Porto Alegre, em apoio a Bento Gonçalves e aos Farrapos, era abolicionista.

A mulher sempre buscou a unidade da sociedade mantendo a  fé e a crença numa sociedade melhor para seus filhos, auxiliou a compor as mais importantes páginas da história gaúcha, em meio a grande destruição provocada pelas guerras, acreditou e fez acreditar num mundo diferente e melhor para as gerações vindouras.
Quando o "35" CTG foi fundado, não houve a participação das mulheres. Em abril de 1949, a entidade precisou do apoio feminino na recepção à Marina Cunha, Miss Distrito Federal. A missão coube às irmãs, Marília e Ludemilla Zarrans, que representaram a mulher gaúcha e foram consideradas as Primeiras Prendas do "35" CTG e do próprio Movimento.

Em setembro de 1950, participaram do desfile, montadas a cavalo, as Prendas: Damásia Steinmetz, Nora Dutra Ferreira e Lia Eilert dos Santos. Vera Maria Ramalho Weber foi a primeira mulher a integrar o Conselho Coordenador no ano de 1965. Fundado o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG em 1966, Lílian Argentina Braga Marques foi eleita para o primeiro Conselho, portanto foi a primeira mulher Conselheira do MTG, já como Federação.
MULHERES EM PATRONAGENS
A muitos anos as mulheres participam dos cargos das patronagens, inclusive na função de Patrão.
Em junho de 2006, pela primeira vez, uma mulher assume a presidência da Estância da Poesia Crioula: a professora e poetisa Nilda Beatriz de Castro, filha de Edmar Pery Mendes de Castro, que foi Patrão do "35" CTG na gestão 1953/1954. Pery de Castro foi um dos fundadores da Estância, em 30.06.1957, entidade filiada ao MTG, desde a criação do Conselho Coordenador.

CONVENÇÃO DE MULHERES
Em 1969, na 2ª Convenção Tradicionalista realizada na cidade de Dom Pedrito aconteceu uma importante reunião das Mulheres que participaram da Convenção. Esta reunião contou com esposas de Conselheiros, esposas de Coordenadores, Conselheiras, senhoras da sociedade local, esposa do Prefeito e do Patrão do CTG anfitrião. A esta reunião, denominaram de "Convenção da Mulher Gaúcha".

CONGRESSO FEMININO
Por ocasião do 18° Congresso Tradicionalista, de Santa Vitória do Palmar-RS, em 1972, as mulheres participantes do conclave reuniram-se no dia 5 de janeiro no Clube Caixeiral da cidade e a esta segunda experiência chamaram, "1° Congresso Tradicionalista Feminino".


DIRIGENTE DE FEDERAÇÃO TRADICIONALISTA
Em julho de 1998 em Aracruz (Coqueiral), no Espírito Santo, por ocasião do 6° Encontro Tradicionalista do Nordeste, uma mulher assumiu a direção da UTGN União dos Tradicionalistas Gaúchos do Nordeste. Tânia Beatriz da Silva Figueiredo, filha de Guaíba-RS, foi a primeira mulher a dirigir uma Federação Tradicionalista.

CAVALGADAS DAS PRENDAS
No município de São Francisco de Paula, desde 1993 é realizada a "Cavalgada das Prendas". As participantes saem da cidade pela manhã e retornam à tarde, quando desfilam pelas ruas.Em 2006 foi realizada a 14ª edição.
Em vários locais do Estado são realizadas cavalgadas exclusivas para Prendas, inclusive na Zona Sul de Porto Alegre.
MULHER DIRIGENTE DE CONGRESSO
Em janeiro de 2004, o 49° Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado na cidade de Bagé, pela primeira vez teve uma mulher na direção dos trabalhos. Maria Izabel Trindade de Moura. 
Dinara Xavier da Paixão, em Gravataí, no 53º Congresso, em 2007. Marilia Dornelles, em 2010, em Lagoa Vermelha e Ilva Maria Borba Goulart, em Santa Maria, o 60º Congresso, em 2013, presidiram os conclaves.

O PIONEIRO “35” ELEGE UMA MULHER
A policial militar e professora de história, Márcia Borges da Silva, aos 37 anos, foi eleita, em 2011, a primeira mulher "patroa" da entidade fundada em 1948 e até então era liderada apenas por homens. Márcia faz parte do 35 CTG desde os seus 5 anos de idade.
CTG RODA DE CHIMARRÃO, PORTO ALEGRE
Francisca de Campos Velho Reschke, assumiu de patroa em agosto de 2008 e comandou os mais variados eventos, todos com o intuito de levar para dentro do CTG a comunidade representada pelas famílias da Zona Sul da capital. Assumiu o CTG quando ele se preparava para encerrar suas atividades. Com uma proposta totalmente diferente do que se vê no meio tradicionalista, o CTG é foi comandado só por mulheres, sendo chamado também de “Casa das Sete Mulheres”, apesar de serem nove.
CTG PROVINCIA DE SÃO PEDRO, TAPES
Desde sua fundação em 1956, o CTG Provincia de São Pedro, de tapes, 16ªRT,  sempre fora comandado por homens. EM 2011, pela primeira vez uma mulher postou-se a frente das atividades da entidade e deixou seu nome marcado na história, era Neila Beatriz da Silva Ferraz Costa, de 45 anos. A entidade também contava com o prestígio de uma ex prenda do Rio Grande do Sul, Ana Paula Labres.

A REGIÃO DAS OITO MULHERES
Parece um jargão, lembrando a casa das sete mulheres, exibido pela rede Globo de televisão, em 2003, mas é a formação da equipe de trabalho da 18ª região tradicionalista. Tania Mara Boer (assessoria jurídica), Paula Oliva (depto. artístico), Andréa Martins (Depto. cultural), Zaida Motta(Depto. cultural), Patricia karkow(Depto. cultural), Catia Cavalheiro(Depto. cultural), Angela Brião(Depto. cultural) e Marta Silveira(secretaria) foram convidadas por Rui Rodrigues para compor a coordenadoria.

Hoje poderíamos citar inumeras coordenadoreas regionais, patroas de CTGs, DTGs, comandantes de cavalgadas, as vices presidentes de cultura do MTG que passaram pela federação... a todas elas nosso carinho, nosso respeito e nossa maior adminração.

Resistindo à opressão
Valorizando sua imagem
Mostrando fibra e coragem
Na luta diária do pão
Dentro do seu coração
A busca pela verdade
A mulher de identidade
E independência de agora
É a mesma que outrora
Lutava pela igualdade


Dentre as maiores conquistas
Que a mulher alcançou
Foi quando reivindicou
Seus direitos trabalhistas
E a sociedade machista
De ultrapassados conceitos
Viu homens insatisfeitos
Que  tiveram  de entender
Quem cumpre o mesmo dever
Merece os mesmos direitos


E esta mulher de hoje em dia
Da mesma fibra e valor
Hoje está colhendo a flor
Da nova democracia
Trouxe a luz de um novo dia
Pra toda a nossa querência
Trouxe aos homens de consciência
Um lampejo de razão
Contra a discriminação
O preconceito e a violência


E o pajador  Jadirzinho
Com Estes versos deduz
A mulher é a tênue luz
Que aponta o nosso caminho
Merece o nosso carinho
Nossa paixão incontida
Que muito amor e guarida
Nas suas almas se concentre
Porque dentro do seu ventre
Brota a SEMENTE DA VIDA


Versos de jadir Oliveira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário