quarta-feira, 14 de março de 2012

24ª Fecars destacará os melhores campeiros do Estado em Canoas

Crédito da foto: Turki / Arquivo MTG
A partir de amanhã, dia 15 de março, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebe os melhores campeiros do Estado em Canoas. Eles participam da 24ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada com o objetivo de resgatar e divulgar as raízes do homem do campo. O evento segue até domingo, no Parque de Eventos Eduardo Gomes, uma intesa programação. Além das tradicionais provas campeiras, também serão realizadas as disputas nas modalidades esportivas e dois seminários culturais, voltados à juventude tradicionalista.


Para receber os representantes das 30 regiões tradicionalistas, a organização não mediu esforços. Com o apoio do poder público municipal, investimentos foram feitos no parque, especialmente, na área do acampamento e na cancha de rodeios, que foi totalmente refeita, seguindo as regras estabelecidas pelos regulamentos do MTG. Segundo o presidente da Comissão Executiva da Fecars, Martim Guterres Damasco, os preparativos transcorreram conforme planejado e os últimos detalhes foram finalizados durante o final de semana passado.


É a primeira vez que Canoas sedia a Fecars. Nos anos de 2009 e 2011,  a iniciativa ocorreu em Santo Augusto, na 20ª RT, e em 2010, em Caxias do Sul, na 25ª Região. “Temos uma estrutura muito grande, que comporta perfeitamente o pessoal previsto para acampar”, disse o presidente da comissão, referindo-se aos 13 hecates de área do parque. A expectativa da organização é de que o público registrado no ano passado, 45 mil pessoas, seja superado. Já no acampamento devem ficar instaladas cerca de cinco mil pessoas.


PROGRAMAÇÃO
A programação da Fecars inicia nesta quinta-feira, com a recepção e credenciamento das delegações das regiões. Às 17 horas, a Chama Crioula deve chegar ao parque, onde permanecerá até domingo, iluminando os participantes e os organizadores do evento. As competições começam às 18 horas, com Laço Executivo Municipal, prova destinada exclusivamente a prefeitos, vice-prefeitos e autoridades. Haverá ainda Laço Conselheiro e Laço Narrador.


Na sexta-feira, as atividades recomeçam às 8 horas. A abertura oficial contará com a presença de autoridades civis e tradicionalistas, que acompanharão a apresentação das delegações campeiras e esportivas. Durante a solenidade será prestada homenagem a Irineu Neri da Luz. Depois, acontecem as provas de laço, seguidas de rédeas e gineteada. Às 20 horas, o MTG oferecerá o Congresso Técnico de Esportes e, o segundo dia de atividades, será encerrado com show de Cristiano Quevedo.


No sábado, dia 17, as modalidades campeiras seguirão em disputa e terão início os Jogos Tradicionalistas. Também está previsto o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões, organizado pelas Prendas e Peões do Rio Grande do Sul e pela vice-presidência de Cultura do MTG. O espetáculo artístico ficará por conta de Elton Saldanha, a partir das 21h30.


No último dia, domingo, acontecem as finais das provas e, às 9 horas, os peões poderão participar do 13º Seminário de Cultura Campeira. A solenidade de encerramento e entrega dos troféus Laço de Ouro, Marca Grande e Rotativo está agendada para as 19 horas. Os primeiros colocados em todas as modalidades garantem classificação para o Rodeio Nacional de Campeões, promovido a cada dois anos pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).


MODALIDADES
As provas campeiras em disputa são Laço, Vaca Parada, Cura do Terneiro, Pealo, Rédeas, Chasque e Gineteada. Já as provas esportivas são Tava, Truco Cego, Truco de Amostra, Tetarfe, Bocha Campeira e Solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário