sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MTG comunica o falecimento da Conselheira Honorária Cyra Ferreira

O MTG comunica com pesar o falecimento da Conselheira Honorária, Cyra dos Santos Ferreira. A tradicionalista morreu na tarde de hoje, dia 24 de fevereiro. O velório será realizado a partir das 18 horas, na Capela 6 do Cemitério da Santa Casa, localizado na Avenida Professor Oscar Pereira, em Porto Alegre. O enterro está marcado para as 11 horas deste sábado, no mesmo local.

Tia Cyra, como era carinhosamente conhecida, sempre participou das atividades tradicionalistas ao lado do esposo, um dos pioneiros do tradicionalismo organizado, o saudoso Cyro Dutra Ferreira. Em 1949, Cyra fez parte da primeira invernada de danças tradicionais do 35 CTG, iniciativa que integrou definitivamente a mulher ao Movimento. Em 2005, o casal apadrinhou a fase estadual da Ciranda Cultural de Prendas.

Já viúva, em 2010, ela relatou passagens inesquecíveis da participação feminina no tradicionalismo, inclusive a primeira reunião de moças da sociedade, da qual não participou por impedimento do pai, no documentário "40 anos - Ciranda Cultural de Prendas".

Um comentário:

  1. Tive o prazer de compartilhar bons momento com nossa querida Cyra e de poder entregar-lhe o Troféu RS Mulher Farroupilha,promovido pelo governo do estado, uma justa homenagem à quem tanto fez pela nossa cultura tradicionalista. Meus sinceros pêsames aos familiares.No céu, Nosso Patrão maior certamente a receberá em sua nova morada. Maria Helena Gonzalez- Coordenadora Estadual da Mulher- 2007/2010

    ResponderExcluir