sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Solenidade marca a abertura oficial do 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho

O Congresso Tradicionalista Gaúcho é a assembleia das entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que dentre suas competências estão traçar as diretrizes, os rumos e os princípios do MTG, estudar os aspectos cívicos, culturais e associativos, especialmente os que o caracterizam como instituição de utilidade pública e promover a aproximação fraternal dos tradicionalistas.
A sessão solene de abertura do 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 6 de janeiro, no ginásio do Parque do Sesi, em Pelotas, 26ª Região Tradicionalista (RT).
Durante a solenidade, o tema do Congresso “MTG e Sociedade: nossa responsabilidade social e cultural” foi um dos destaques, assim como a significação da decoração que abrilhanta o evento. Um chafariz central, por onde jorra água, destaca que o Movimento é como o líquido que está sempre seguindo seu curso. A história de Pelotas, que completa, no dia 7 de julho, 200 anos, também está em evidência com paineis que retratam os conjuntos arquitetônicos, a natureza e as charqueadas.
Entre as autoridades da mesa oficial estavam o Governador do Rio Grande do Sul em exercício, Beto Grill; o Presidente do MTG, Erival Bertolini; o Presidente do Congresso, Rodi Pedro Borghetti; o Presidente da CBTG, Manoelito Carlos Savaris; o Prefeito de Pelotas, Adolfo Felter Junior; a Presidente da Comissão Executiva, Maria Arita Madruga; o Coordenador da 26ª RT, Vivaldino Duarte; e a 1ª Prenda do RS, Joelma Meotti.
O Presidente do MTG relembrou em seu pronunciamento a passagem por em Pelotas no ano de 1992, quando assumiu a coordenadoria da 13ª RT. “Guardo o evento na memória, pois tivemos uma agradável recepção dos pelotenses”, destacou. Bertolini também agradeceu a efetiva participação da Brigada Militar nos eventos do Movimento, assim como a presença das autoridades municipais, como os prefeitos Adolfo Felter Junior e Luiz Irineu Schenkel, de Pelotas e Nova Petrópolis, respectivamente.
O governador em exercício, Beto Grill, recordou dos eventos tradicionalistas que participou e da valorização do povo gaúcho. “Hoje, os olhos do mundo e do Brasil estão no Rio Grande do Sul, não somente por nossas belezas naturais e pelo nosso solo fértil, mas, principalmente, pelo nosso povo que demonstra o cultivo pelas suas raízes. Temos coragem, virtude e certeza no que se faz”, concluiu.
Ao final da solenidade, a pedido do governador, o Padre Amadeu Canellas rezou com os presentes a oração “Pai-Nosso”. “Precisamos formar uma corrente de fé e estarmos mobilizados para pedir chuva às nossas terras. Muitas famílias estão sendo prejudicadas.”, encerra Grill.
O Congresso continua na manhã deste sábado, dia 7, com credenciamento, sessões plenárias, palestras e Assembleia Geral Eletiva.


Texto: Ana Paula Vieira Labres
Crédito das fotos: Ana Paula Vieira Labres
Solenidade de abertura ocorreu nesta sexta-feira, dia 6 


A estimativa é que 5 mil pessoas participem nos três dias de evento

Beto Gril: "Temos coragem, virtude e certeza no que se faz"

Autoridades da mesa oficial durante a abertura do Congresso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário