sábado, 19 de novembro de 2011

Aberta a Mostra do Enart

Desde o ano 2000, uma das atrações do Enart é a Mostra de Arte e Tradição Gaúcha. Com um tema diferente a cada ano, nesta 12ª edição, a iniciativa destacará os festivais de música e poesia que marcaram época no Rio Grande do Sul. A montagem das exposições iniciou na manhã deste sábado, 19 de novembro e a abertura oficial ocorreu ao meio-dia, no Palco C do Parque da Oktoberfest, e segue até às 19 horas. 

Os melhores trabalhos, apresentados em forma de exposição, são premiados com o troféu Destaque. A comissão avaliadora, composta pela 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, gestão 2009/2010, Juliana Rodrigues; pelo Peão Destaque Artístico e Cultural do RS, gestão 2009/2010, César Felippin; e pela Coordenadora de Concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Jandira Tissot, avaliou quesitos como conhecimento do tema, oralidade, criatividade e pesquisa.

A 1ª Prenda Mirim do DTG Tertúlia de Pelotas, Elisa Silveira Teixeira, de 8 anos, participa da Mostra Folclórica pela primeira vez. “Estou achando ótimo estar aqui. Aprendemos bastante sobre a cultura gaúcha e conhecemos muitas pessoas. É legal e divertido”. As Prendas e Peões do Rio Grande do Sul, gestão 2011/2012, também participam da atividade com a apresentação da história de ícones da música regional e da poesia, como Jayme Caetano Braun, Gildo de Freitas e Teixeirinha.

Conforme destaca a Vice-Presidente de Cultura do MTG, Odila Paese Savaris, o evento reúne pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens que resgatam a história da música, poesia e instrumentos musicais até os adultos que relembram épocas que deixam saudade. “O regaste dos festivais agrega todas as regiões tradicionalistas, pois é um trabalho envolvente. Ainda temos a possibilidade de reascender o retorno de eventos que não ocorriam mais”. Segundo ela, o Enart tem superado as expectativas. “Estamos com o evento lotado e recebemos diversas manifestações de contentamento em relação ao festival."

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Crédito das fotos: Leize Gracieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário