segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inter-regional de Alegrete reúne cerca de 15 mil pessoas

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam durante todo o final de semana a segunda inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), realizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no município de Alegrete. As atividades tiveram início na manhã de sábado, dia 24 de setembro, e estenderam-se até a tarde de domingo, quando foram divulgados os resultados dos últimos classificados para fase final do maior festival amador da América Latina. Participantes da 3ª, 4ª, 10ª, 13ª, 17ª, 20ª e 28ª RTs demonstraram seus talentos nos palcos montados no Instituto de Educação Oswaldo Aranha e no Centro Cultural Adão Hortiz Houayek.

Os concursos foram abertos pela Associação Tradicionalista Poncho Branco, de Santa Maria, na modalidade Danças Tradicionais Força B. Simultaneamente, em outros três palcos, foram realizados os concursos de gaita piano, gaita de botão até 8 baixos, gaita de botão mais de oito baixos, violão, declamação e solista vocal. A eliminatória de Danças Gaúchas de Salão teve início após o último grupo da Força B, o DTCE Marcas do Pampa, de Santa Maria. Por volta das 19 horas, os concursos foram interrompidos para a realização da abertura oficial.

Reconhecimento
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do município, da região e do Estado. A música "Uma canção pela paz", tema do Enart 2011, de autoria de Francisco Carlos Fighera, embalou o público presente, que lotou as arquibancadas do ginásio da Escola Oswaldo Aranha. Em seu pronunciamento, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, lembrou que 1/4 do Rio Grande do Sul estava representado na inter-regional. "Todos dizem que Alegrete é longe, mas ao chegar aqui, percebi o contrário. Alegrete não é longe. Porto Alegre que é distante", brincou o dirigente.

A coordenadora da 4ª RT, Ilva Maria Borba Goulart, agradeceu a confiança do MTG em Alegrete  e destacou que todas as secretarias do município estiveram envolvidas na organização. "Todas as secretarias cerraram fileiras junto conosco. A Semana Faroupilha do Alegrete começou no dia 7 de setembro e se encerra apenas neste final de semana", afirmou Ilva. Ela também ressaltou a importância dos participantes. "De nada adianta termos o maior festival da América Latina se não trabalharmos pelos nossos artistas amadores", acrescentou ela, lembrando que somente após 35 anos de festival, a metade Sul do Estado conquistou o título máximo do Enart, o 1º lugar nas Danças Tradicionais, com o DTG Clube Juventude.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva; a vice-prefeita, Maria de Fátima Mulazzani; e o vice-prefeito de Quaraí, João Érico Silva da Luz Junior.

Classificados
A listagem completa dos classificados está disponível no link: http://www.mtg.org.br/CLASSIFICADOS%20INTER%20DE%20ALEGRETE.pdf. Nas danças tradicionais, Força A e B, as entidades melhores colocadas foram as seguintes:

Força A
CPF Piá do Sul - Santa Maria
CTG Sentinela da Querência - Santa Maria
CTG Tropilha Crioula - São Borja
DT Querência das Dores - Santa Maria
CTG Farroupilhas - Santa Maria
CTG Tríplice Aliança - Uruguaiana
CTG Rodeio da Querência - Frederico Westphalen
GTF Coronel Aparício Borges - Santo Ângelo

Força B
CTG Patrulha do Oeste - Uruguaiana
CTG Cancela da Fronteira - São Vicente do Sul
CTG Galpão da Boa Vontade - Palmeira das Missões
CTG 20 de Setembro - Santo Ângelo
AT Poncho Branco - Santa Maria
DTCE Marcas do Pampa - Santa Maria
CTF Os Nativos - Santa Maria
CTG Carreteiros de Horizonte - Horizontina

Nenhum comentário:

Postar um comentário