quinta-feira, 21 de abril de 2016

Presidente do MTG na rádio Band am 640, com Jairo Reis

           O Presidente Nairo esteve na Radio Bandeirantes, onde gravou, com Jairo Reis,  a jornalista Sandra Veroneze e o poeta Léo Ribeiro de Souza o programa Do Litoral à Fronteira.

           "Música, poesia, chimarrão e prosa buena sobre a cultura regional gaúcha, com destaque para o desafio ‪#‎vempromate‬ ‪#‎pelapazmundial‬, iniciativa que convida a gauchada a formar uma grande roda de chimarrão virtual, através das redes sociais" - Disse jairo Reis, ancora do programa.

           A edição 121 do programa Do Litoral à Fronteira vai ao ar neste domingo, 24/04, Dia do Chimarrão, Dia do Churrasco e do 68º Aniversário do 35CTG, das 6h as 8h da manhã, na ‪#‎BandAM640‬
          O Dia do Chimarrão, 24 de abril, será comemorado novamente, este ano, com uma grande roda virtual de chimarrão. O desafio #vempromate quer inundar as mídias sociais com pessoas mateando, em homenagem à amizade e hospitalidade que a bebida inspira

          Quando você digita #vempromate nos sistemas de busca de mídias sociais, em especial Facebook, Instagran e Twitter, fica fácil entender a razão pela qual a ‘bebida do gaúcho’ é símbolo de amizade e hospitalidade. As fotos que aparecem no relatório da pesquisa, relativas à edição de 2015, evidenciam o quanto o chimarrão é popular. Não tem lugar, nem hora do dia, quanto menos tempo ruim. Crianças apreciam, adultos, idosos, homens e mulheres... O mate é companhia no trabalho, na sala de aula, nos momentos de lazer, quando se está sozinho ou acompanhado, com pilcha e sem pilcha.

          Em comemoração ao Dia do Chimarrão, que é 24 de abril, as entidades organizadoras reuniram-se de novo neste ano, para repetir o evento. A iniciativa surgiu no Movimento Tradicionalista Gaúcho, que somou forças com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Comissão Gaúcha de Folclore, Instituto do Chimarrão e Estância da Poesia Crioula. O slogan será novamente ‘Pela paz mundial’.

           Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o sucesso da campanha em 2015 surpreendeu. ‘Estatisticamente, conseguimos mensurar mais de 15 mil participações’. A ação não é voltada somente para tradicionalistas. ‘O chimarrão é patrimônio de todos os gaúchos. O MTG é uma das entidades que zelam pela preservação desse costume, mas de forma alguma é o proprietário do jeito de fazer chimarrão’. Na sua opinião, o hábito admite variações, seja na decoração da cuia, no requinte das térmicas, na composição da erva-mate, mas para além disso está a simplicidade de cevar um mate como companhia, ou para receber amigos. ‘Ninguém convida um desafeto para uma roda de mate, não é mesmo?’, avalia.

          O lançamento do Vem Pro Mate deste ano foi durante o Entrevero de Peões, concurso realizado anualmente pelo MTG, que escolhe o Peão do Estado, pelo período de um ano. O período de realização é de 16 a 24 de abril. Além do desafio virtual, quem desejar também poderá realizar mateadas presenciais e postar as imagens nas mídias sociais, sempre com as hashtags #vempromate #pelapazmundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário