domingo, 10 de janeiro de 2016

Um dos maiores e mais belos Congressos da história

           O evento que traça os rumos do tradicionalismo organizado começou na tarde de sexta-feira, 08, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG - o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho reúne até o dia 10 de janeiro de 2016, nas dependências do CTG Laço Velho 11ª RT, representantes das mais de 1600 entidades filiadas no estado para votar as proposições apresentadas e determinar os temas deste ano
           Na sessão preparatória e de instalação do Congresso foi eleita a presidente Iraci Dalla Valle para o cargo, e seus vices: Carlos Eduardo Silva (Coordenador da 9ªRT) como 1º vice, e o segundo vice, foi indicado pela comissão executiva, Moacir Mario Nardes (ex-coordenador regional e ex-conselheiro do Mtg). Na Relatoria Geral, Nilton Otton, secretaria geral, Iara Vanice Rott. 
            Ainda antes da Abertura Oficial, foram escolhidos os Patronos Espirituais do evento, grandes personalidades do tradicionalismo que partiram para o plano superior em 2015. Nesta edição, foram definidos  como patronos espirituais do Congresso Antonio Augusto Fagundes, Manoel Pedro da Silva Mello, Vivaldino Duarte, Armando Peres e Marcus Vinicius Falcão Ferreira . 
            As primeiras propostas foram apresentadas já na tarde de sexta-feira. Entre as proposições foram votadas o tema dos festejos farroupilhas de 2016, referendado pelo Congresso e apresentado pelo Presidente do IGTF e dos Festejos do RS, Vinicius Brum, que será “A República das Carretas”, em homenagem aos 180 anos da proclamação da República Rio-grandense. 
           No início da noite, o auditório da Casa das Artes de Bento Gonçalves recebeu tradicionalistas e convidados para a solenidade de Abertura Oficial do 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Na ocasião, além dos líderes do MTG, autoridades políticas representaram o município o estado. O governador José Ivo Sartori e o secretário de Cultura do RS, Victor Hugo, foram representados pelo presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – FIGTF, Vinicius Brum. 

            Em uma abertura, tomada pela emoção, o Deputado Federal Pompeu de Mattos declamou versos para as mulheres, homenageando a liderança delas frente ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Esteve presente, também, o deputado estadual Gilmar Sossela.
As quatro mulheres que presidiram Congressos. Faltou ainda Maria Izabel, que presidiu em Bagé, em 2004.
           Iraci Dalla Valle entra para o seleto grupo de mulheres que presidiu um Congresso Tradicionalista. Em Bagé, 2004, Maria Izabel Trindade de Moura foi a primeira. Depois em Gravataí, 2007, foi a vez de Dinara Xavier da Paixão. Em Lagoa Vermelha, 2010, Marilia Dornelles, hoje patroa do CTG Alexandre Pato, e em 2013, Ilva Maria Borba Goulart, presidiu o Congresso de Santa Maria.  
Espetáculo Italiano e coral deram o toque artistico ao evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário