terça-feira, 11 de agosto de 2015

Movimento Tradicionalista Gaúcho tem a participação de 400 mil jovens

Letícia Costa Do G1 RS
 Com menos de 25 anos, eles estão presentes em competições e CTGs. O ambiente familiar mantém os jovens longe da violência
CTG Guapos do Itapuí, tem uma adulta que já por duas vezes abriu Copas do Mundo.
              Atividades tradicionalistas contam com a participação de cerca de 400 mil jovens de até 25 anos apenas no Rio Grande do Sul. O dado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) utiliza dois parâmetros para chegar neste número. 
Juvenil Tri campeã do JuvENART, CTG M'Bororé. Foram mais de 100 grupos disputando desde a eliminatória
          O presidente do MTG, Manoelito Savaris, explica que é contabilizada a participação de grupos de dança em rodeios e a quantidade de jovens em modalidades de laço. Segundo Savaris, o número tem se mantido estável nos últimos cinco anos. 
Mirim do Guapos - Campo Bom investe nas categorias de base
           O envolvimento nas atividades tradicionalistas tem um benefício não contabilizado em números, mas perceptível para o presidente do movimento, que é tenente-coronel da Brigada Militar aposentado.
           “É muito raro ter algum jovem do MTG envolvido em qualquer tipo de transgressão. Não falo só de drogas e bebida, mas também de roubo, furto, pichação”, comenta Savaris ao G1.

Juvenil do CTG Gildo de Freitas - Campeã  nacional, vice do Juvenart e mais uns 7 rodeios este ano

           Para ele, o ambiente familiar e os desafios propostos ao frequentadores dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são pontos importantes para manter os jovens distantes da violência.
           “O jovem procura uma turma de identificação e os que fazem parte das turmas do CTG estão sempre com os pais. O segredo do CTG é convivência de gerações. Essa convivência serve como uma barreira natural, pois as oportunidades de problema neste terreno são raras”, avalia Savaris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário