sábado, 15 de agosto de 2015

Chuí recebe centenas de pessoas para a distribuição da Chama Crioula 2015

           A teoria mais aceita sobre a origem do fogo teria sido oque o homem , capturou  o fogo  de vulcões ou árvores atingida por raio ou  a teoria da fricção da  pedra contra pedra ou madeira dura contra madeira dura.
          Conhecemos o mito de Prometeu,que roubou o fogo dos Deuses do Olimpo e o entregou aos homens, porque o fogo também  significava sabedoria e até divindade, adotado  por várias culturas. O fogo tornou-se  símbolo das maiores vitórias dos homens, os quais  não esquecem sua olímpica origem  mitológica.
          Inventado ou descoberto o homem capturou o fogo,aprendeu a conserva-lo, a produzi-lo e a utiliza-lo na produção de calor para amenizar o frio das cavernas e para moquear e logo cozinhar os alimentos.
          A importância  do fogo, domesticado pelo homem ou elemento indômito  na natureza, para a humanidade em todas as eras, foi  sempre muito grande. 
          Desde o inicio da humanidade o fogo foi o pólo central,a trair a presença humana,em torno do fogo,guerreiros se reuniram para cantar o triunfo das vitórias ou maldizer  as feridas da derrota. Ao redor do fogo, os homens comeram, beberam, cantaram, dançaram e amaram. 

             O fogo de chão aquece o gaúcho, ao seu redor assa seu churrasco, faz a cambona ou chaleira chiar para o chimarrão. O fogo representa a tradição, raça, a luta, a coragem, a riqueza e as conquistas do dia a dia do gaúcho.
           A Simbologia da Pátria no Brasil: Fogo Simbólico da Pátria, idealizado pelo Jornalista Túlio de Rose, no ano de 1938 e que também era cópia do Fogo Olímpico, da Grécia Antiga.
           Símbolo do tradicionalismo é representado  pelo fogo : A Chama Crioula. Foi Paixão Corte,s com a colaboração e cooperação de mais sete companheiros, que se envolveram espiritualmente pelo sentimento a tradição, as nossas raízes  e a nossa história no momento em que retiraram uma centelha da pira da Pátria e transformaram em chama crioula.

           É no simbolismo  deste fogo que sentimos a verdadeira manifestação da alma gaúcha e a expressão do ideal de cada um, na demonstração do orgulho de sermos desta querência, tão significativa para todos nós.


Razões do acendimento da Chama Crioula na Colônia do Sacramento
-  Comemorar o aniversário de 335 anos da Colônia de Sacramento;
-  Estimular o estudo da historia e o reconhecimento da importância da colônia do |Sacramento para a fundação do Rio Grande do Sul realizada em 1737, por José da Silva Paes;
-  Estimular a que os tradicionalista uruguaios organizem suas entidades e assim seja fortalecida da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha;
            Foi com este espírito que na manhã de sábado, 15 de agosto de 2015, no Chuí, 6ªRT, que as regiões tradicionalistas e suas comitivas foram buscar o fogo simbólico dos gaúchos: A Chama Crioula, acesa dia 12 de julho, no Departamento de Colônia, antiga Colonia do Santíssimo Sacramento.
            Foram muitas atividades envolvendo este acendimento que, segundo presidente Manoelito Carlos Savaris, pode levar algumas pessoas a não ter o real entendimento desta epopéia: "Muito mais do que irmos à Colonia, muito mais do que acender a chama, como fazemos anualmente, nós hoje, estamos vivenciando um momento histórico, uma ação que irá repercutir no futuro, ela resgata uma reflexão sobre nossas origens, a orgiem de um gaúcho muito antes da conquista deste território." 
            Desde o dia 12 de julho, quando foi gerada a chama em Colonia, muitas atividades aconteceram. Dia 17 de julho foi realizado o 12º Congresso Internacional da Tradição Gaúcha, que elegeu o presidente da Sociedade Elias Regules, Manuel Rodriguez Marghieri (Manolo), como o novo presidente da CITG.
           Dia 18, nas comemorações do dia da Pátria uruguaia, os gaúchos desfilaram com a Chama Crioula, em Montevidéu. Depois foi estrada, chuva, vento, frio, calor, a saudade dos que ficaram em casa, mas os bravos homens, liderados por Airto Glademir Timm e Gerardo Arrate, o "Pancho", seguiram com sua missão por mais de 30 dias atravessando o território uruguaio. 
           Os cavalarianos cumpriram sua missão, entregaram a chama no Chuí, e ela foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas, representadas por suas coordenadorias e equipes de cavalgadas e departamentos campeiros. 
            Na abertura solene o palanque oficial contou com a presença do presidente do MTG, Manoelito Carlso Savaris, o Patrono dos festejos, Padre Amadeo Canellas, o Deputado Federal, Afonso Hamm, o prefeito municipal do Chui, Renato Martins, o Secretario de estado da segurança, Wantuir Jacini, além de outros prefeitos, inclusive o de Triunfo, que fez o convite para o acendimento em 2016, na Ilha do Famfa. 
            Centenas de pessoas foram até a cidade fronteiriça do Chuí, para acompanhar de perto a distribuição da Chama Crioula e dar força aos campeiros que atravessarão o Rio Grande, à pata de cavalo, levando o símbolo dos festejos farroupilhas de 2015.
             Em seu discurso, Manoelito Savaris fez questão de frizar e conclamar os homens de à cavalo para que sustentem os desfiles e cavalgadas e que para isso basta que façam os exames exigidos por lei. 




             A Chama Crioula deverá chegar em Porto Alegre, dia 07  de setembro, para ser fundida com a centelha retirada da Pira, no monumento ao expedicionário, no encerramento da semana da Pátria. Elas se fundem no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, no Parque da Harmonia.

             O Padre Amadeo Canellas abençoou a Chama e os cavaleiros e ainda brincou: "Ontem alguém me disse para eu falar com São Pedro para parar a chuva. Eu disse, não sou o único que deve rezar, pois Jesus nos disse, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles. E a chuva parou", concluiu bem humorado o patrono.










             Até mesmo a cidade de Joinville, Santa Catarina, veio com uma comitiva buscar a chama para seu estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário