segunda-feira, 3 de agosto de 2015

25º Tchencontro da Juventude e 14º Acampamento, em Ametista, foi um sucesso

          O Sábado de sol, legitimo de um veranico em pleno inverno, brindou a juventude que se deslocou para o norte do estado, na cidade de Ametista do Sul, 28ªRT, para a realização de mais uma edição do Tchêncontro e do Acampamento.
           O Tchêncontro foi criado em 1992, na cidade de Passo Fundo, onde ocorreram as tres primeiras edições. A partir de 1995 tornou-se itinerante, sempre acontecendo na cidade da 1ª Prenda Juvenil do estado. Veio a ser oficializado no ano de 2001, no Congresso de São Gabriel.
           Criado inicialmente para divulgar o Projeto Sarau de Prendas, para o preparo da prenda jovem ao ingresso no meio tradicionalista, para confraternização das regiões, hoje o evento se caracteriza por uma grande mostra, sem competição, entre a juventude das RTs.
           Em Ametista do Sul o tema para as regiões era mostrar no palco as modalidades do ENART que tem menor procura como as gaitas (de boca, apianada, oito baixos e mais de oito baixos, bandoneon, violino ou rabeca, viola e algumas que já não mais existem como o assovio).

           O cerimonial foi montado pelos jovens seguindo as criteriosas regras e protocolos, orientados e supervisionados pela vice-presidência de cultura do MTG. A apresentação foi feita pela segunda prenda do RS, Aline Almeida de Souza e pelo segundo peão do RS, Marco Antonio Saldanha Junior.
           Região após região, foram apresentado de diversas formas (musical, teatro...) as modalidades. O troféu que cada uma recebeu pela participação lembrava uma árvore de pedras preciosas da região.

           No sábado, durante a abertura o Padre Valdir Formentini abençoou o evento.




           Os Vices-Presidentes do MTG, Nairo Callegaro, de Administração e Finanças, e Elenir Winck, de Cultura, permaneceram o tempo todo no ginásio com os jovens, sem arredar o pé um instante.



           As prendas e Peões estaduais participaram ativamente do evento, encerrando com uma bela apresentação onde Lourenço Nunes e Marcos Saldanha fizeram uma trova estilo Gildo de Freitas falando sobre a historia do MOBRAL, FEGART e ENART.




           A modalidade assovio, apresentado pela 15ªRT, chamou muito a atenção pois muitos não chegaram a conhecer tal competição, ela foi extinta ainda na década de 80 do século passado.





           O jovem Uriel Colombo Pereira, 10 anos, (foi matéria do Eco da Tradição do mês de julho), da 3ªRT, que recebeu um premio especial, Piá Pioneiro, ao participar do concurso regional de 2015, participou ativamente do Tchêncontro, dançando, cantando ao lado de seus pares regionais.

           As brincadeiras da Gincana divertiram a todos.


           Os trovadores mostraram a verdadeira arte do verso de improviso no estilo "Gildo de Freitas".
           A missa, rezada pelo Padre Valdir Formentini, contou com a participação de prendas e peões dançando as músicas que continha a melodia das danças tradicionais e letra que o padre adaptou para o momento. 


Imagens e montagens acima: Rogerio Bastos
Foto: Mauro Cezar Heinrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário