sexta-feira, 10 de julho de 2015

Deputado Afonso Hamm ressalta a defesa pela manutenção dos rodeios

          O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar sobre aprovação por unanimidade do relatório, de sua autoria, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em defesa da manutenção dos rodeios. O parlamentar foi relator do PL 2086/2011, , do deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios.

          Hamm manifestou seu posicionamento favorável à manutenção dessa atividade símbolo da tradição gaúcha. Ele observa que o relatório foi elaborado com as contribuições do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), presidido por Manoelito Savaris.

          O relator enfatiza que os rodeios representam lazer, entretenimento e o culto às tradições. São traços culturais e atividades sociais e educativas. Além disso, movimentam as cadeias produtivas dos bovinos, do cavalo crioulo, do quarto de milha, entre outras raças utilizadas nas provas. Esses eventos movimentam mais de R$ 2 bilhões por ano e geram cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. “O bem estar animal é uma grande preocupação dos organizadores. Nos rodeios crioulos, por exemplo, quem maltrata o próprio cavalo é desclassificado e os bovinos recebem alimentação adequada, só podendo passar na pista um número pré-determinado de vezes. Por isso, sou a favor dos rodeios!”, sintetiza.

          Afonso Hamm ainda ressalta que o rodeio está regulamentado pelas Lei 10.519/02 (Lei do Rodeio), que normatiza a prática com presença obrigatória de médico veterinário e proíbe uso de esporas pontiagudas. “A preocupação do autor do projeto, com relação ao bem estar animal, já se encontra atendida na Lei do Rodeio, que trata do transporte do animal, do alojamento, dos exames médicos e do controle de laços”, esclarece.

          A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Manoelito Carlos Savaris:
          Ao Deputado Federal Afonso Hamm agradecemos por que:
1. É gaúcho e está comprometido com a cultura do Rio Grande;
2. Disse que defenderia o rodeio crioulo e a sua realização e fez isso;
3. Apresentou parecer contrário ao projeto que quer proibir os rodeios e o fez de forma convincente obtendo aprovação unânime na comissão de agricultura;
4. É um deputado que honra a tradição gaúcha de excelentes políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário