terça-feira, 28 de julho de 2015

A cada ano o descaso é o mesmo

Reforma-se a cancha de rodeios do parque da Harmonia para os festejos farroupilhas e, no ano seguinte, tem que se repetir o trabalho, pois o vandalismo é muito grande

Criado na década de 80 o Parque da Harmonia é um pedacinho do interior gaúcho no coração da capital. Ali acontece o acampamento farroupilha, o maior evento da cidade e já serviu de modelo para o surgimento de outros pelo estado.
Na área chamada “fazendinha” existe a cancha de laço onde, anualmente, acontece o rodeio da semana farroupilha. O problema é que todos os anos há um gasto para reforma das mangueiras, portões, casa de narradores, dos juízes, brete de solta, piso onde o gado passa, tanque de agua entre outros, que sofrem vandalismo e tem que ser refeitos.

Durante os preparativos para o acampamento extraordinário para a copa do mundo, em 2014 (junho/julho), Jair Martins, diretor campeiro da 1ª região tradicionalista, coordenou as reformas da cancha de rodeio para deixar pronto para o evento. Fez uma reforma geral, deixando dentro do que é exigido pela lei. O local ficou bom e foi usado inclusive na semana farroupilha, no mês de setembro. “Reformamos tudo, arrumamos e deixamos funcional. Agora chegamos aqui o piso tá quebrado, tiraram os portões do brete, faltam tábuas ao redor, casa do narrador sofreu principio de incêndio, tem partes queimadas, portão do corredor quebrado, os tanques estão sem torneiras e mangueiras, teremos de refazer tudo novamente”, lamenta Martins.
O Parque é publico e outras atividades acontecem, bem como, a presença permanente de moradores de rua. O que se lamenta é que, anualmente, o trabalho todo deve ser refeito por que não se sabe de quem cobrar o cuidado com esse patrimônio dos gaúchos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário