sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Começou mais um congresso histórico, em sua 63ª edição

 Emoção
   
          A chegada da Chama Crioula, vinda de Porto Alegre, com escolta do grupo de cavalarianos “Sentinelas da Chama”, liderados por Edgard Costa, João Gilberto Azambuja e Solon Silva teve uma recepção emocionante. Durante seu pronunciamento, Manoelito Savaris, Presidente do MTG, disse que faltava um cavaleiro, que esteve impossibilitado por motivos de saúde de estar ali fazendo o que mais gostava, que era estar no lombo do cavalo. Ele se referia a Marcus Vinicius Falcão Ferreira, coordenador da 1ª região tradicionalista, que esteve no ato representado por seu vice, José Arnildo de Melo, coordenador eleito, que veio, também, tomar posse no Congresso.
           Edgard, ao ser chamado para seu pronunciamento, falou com a voz já embargada, ao lembrar o companheiro de cavalgadas, Marcus Vinicius. Solon, apeou de seu cavalo para dizer aos presentes que nada impediria a chegada dessa chama no congresso, pois “missão dada, é missão cumprida”, senhor presidente – concluiu também emocionado.

           Logo em seguida, na sessão plenária a emoção voltou a tomar conta, pois era a escolha do patrono espiritual do congresso. A proposta trazia para ser patrono Delci Dornelles, mas a relatora, Odila Savaris, sugeriu que fosse incluído Wilmar Winck de Souza, o Provisório, e Zulmir Sotoriva. Depois de emocionantes participações, inclusive de Benjamin Feltrin Neto, foi aprovado os três nomes.


 A Abertura do Congresso

          As 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, no centro de Uruguaiana, foi feita a abertura oficial do 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho. A mesa foi composta por Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG, Luiz Augusto Schneider, Prefeito de Uruguaiana, o Deputado Jorge Pozzobom, Alexandre Caldino, Prefeito de Mostardas, Carlos Mederios de Mello, presidente do Congresso, Ivoné Emilio Colpo, presidente da comissão executiva, Ivan Guterres, conselheiro do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, Coordenadora da 4ªRT, a prenda do RS, Caroline Lemos, e o peão farroupilha, Lucas Henrique Xavier.

           Manoelito Savaris fez a entrega da portaria que transfere a sede do MTG para Uruguaiana, e passou os trabalhos para o presidente do Congresso, Carlos Mello. Elomir Malta, mestre de cerimônias, fez uma leitura com uma retrospectiva de outros congressos. 
           Em seu pronunciamento Ilva Maria Goulart, coordenadora regional agradeceu muito ao poder publico pela parceria na organização do congresso, bem como Ivoné Colpo, presidente da Comissão Executiva. O Deputado Jorge Pozzobom fez questão de frizar que poderia estar na praia com o calor que fazia durante o dia, mas fez questão de vir ao congresso, pois lembra um velho ditado: ”me diga com quem andas que te direi quem és” – e ele agradeceu por poder estar ao lado de pessoas de bem que orgulham o Rio Grande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário