segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nota de Falecimento

 Depois de uma linda festa, o ENART, tradicionalismo está de luto

          É com profundo pesar que a 17ªRT e o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul comunicam o falecimento de um ente querido,  Conselheiro Benemérito do MTG, responsável pelo que é, hoje, o Movimento, Wilmar Winck de Souza, o Provisório.
Wilmar Winck de Souza(D), ao lado de sua esposa, quando comemoraram Bodas de Diamante
          Nascido em Palmeira das Missões em 1926, Provisório é um dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em sua trajetória, participou da fundação do 35 CTG, o primeiro CTG do estado. Aos 21 anos, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local onde conheceu Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva e Cyro Dutra Ferreira, com os quais fundou o 35 CTG, em 1948. Retornou a Palmeira das Missões um ano depois, entrando na carreira política em 1959, quando se tornou vice-prefeito, sendo eleito prefeito do município após quatro anos.

          Em 12 de janeiro de 1950, fundou o Centro de Tradições Gaúchas 35 de Palmeira das Missões (diferenciando-se do 35 CTG de Porto Alegre na nomenclatura), quarto Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, permanecendo na presidência da entidade durante seis mandatos consecutivos. Oito anos depois, comandou uma cavalgada de sua cidade natal a Porto Alegre, para presenciar a inauguração do monumento Laçador, inspirado na imagem de seu amigo, Paixão Cortes. 

          Provisório foi patrono dos festejos farroupilhas do RS em 2008, reconhecido e homenageado pelos gaúchos do estado, também na FECARS daquele ano. Foi considerado o primeiro trovador do tradicionalismo organizado, ao entrar para o grupo de jovens que criou o 35CTG. Ajudou a criar e presidiu nas três primeiras edições o Carijo da Canção, de Palmeira das Missões.


          O velório está ocorrendo na Câmera de Vereadores de Palmeira das Missões. O Enterro será no Cemitério Municipal,  o horário ainda está indefinido, mas será pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário