Entre 23 e 27 de fevereiro, em Ponche Verde, região de Dom Pedrito, será comemorada a semana da paz, de forma diferenciada no ano que completa 170 anos da PAZ que deu fim à guerra dos farrapos.
A Revolução Farroupilha durou quase dez anos e é o grande marco das comemorações do Rio Grande do Sul, e o 20 de setembro a data magna do estado. Mas é importante lembrarmos que encerrou com um tratado de paz, conhecida como a Paz de Ponche Verde.
Existe uma lei estadual que define a semana da paz, de 23 de fevereiro à 01 de março de cada ano. Muitas vezes passa desapercebida. Comemorações isoladas. A ideia é que em 2015, ao completar 170 anos do tratado de paz, haja uma comemoração diferente. Cavalgadas se desloquem de diversas partes do estado, culminando com uma chegada no "acampamento farrapo da paz". Que se apresentem os farroupilhas, com trajes de época (nada impede de usar traje atual como a bombacha) para simbolizar o momento e fazerem registros históricos.
No dia 28, deverá ser realizado um “ato de assinatura da paz”. A ideia é que essa comemoração seja organizada todos os anos, bem como acontece com a Semana Farroupilha, no mês de setembro, para celebrar o começo da guerra.
Boa tarde!
ResponderExcluirComo era os trajes da época.
Marcos Rosa