sexta-feira, 13 de junho de 2014

Festa Nacional do Churrasco 2015 - Seminário e Simpósio

Na Festa Nacional do Churrasco de 2015, Seminário Serrano sobre Pecuária de Corte e Simpósio da Carne Devon

         Dentro da programação alusiva ao Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco, que acontece de 28 de janeiro a 1ª de fevereiro de 2015, no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, será realizado o 2º Seminário Serrano Sobre Pecuária de Corte e 2º Simpósio da Carne Devon nos Campos de Cima da Serra.
          O evento terá como objetivo ampliar o conceito técnico-científico e cultural de porque o churrasco de Lagoa Vermelha é considerado o melhor do Brasil, proporcionando ao município o título de Capital Nacional do Churrasco - Um município filho do tropeirismo. Além disso, tem como meta compreender a evolução racional da bovinocultura de corte nos Campos de Cima da Serra e a identidade da pecuária regional. Segundo os organizadores, da mesma forma, se buscará compreender a formação histórica dos Campos de Cima da Serra e a influência dos tropeiros para o desenvolvimento da região serrana do Rio Grande do Sul.
         O tema central do Seminário e Simpósio será a Fundação do povoado - São Paulo da Lagoa Vermelha - 170 anos (1845 - 2015) - Uma dádiva do Tropeirismo. A programação será realizada no dia 28 de janeiro de 2015, no Galpão do CTG Alexandre Pato.  As palestras a serem realizadas iniciam com o tema “Competitividade e intensificação da pecuária de corte”, com Danilo Santana, da Embrapa de Bagé.
          Logo depois, “Do boi franqueiro ao Devon - A evolução racial nos Campos de Cima da Serra”, a cargo da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Franqueiro e Associação Brasileira dos Criadores de Devon. “A formação histórica dos Campos de Cima da Serra e a influência dos tropeiros para o desenvolvimento da região serrana do Rio Grande do Sul”, com Sebastião Fonseca será outro tema de palestra. Ele é historiador e escritor de Gramado, RS.  No mesmo dia, ato e homenagem aos antigos condutores de tropas - Os Tropeiros da grande Lagoa Vermelha.  Finalizando, haverá almoço do Devon, com o tradicional churrasco de Lagoa Vermelha.
         
 A promoção é do CTG Alexandre Pato, Associação Brasileira dos Criadores de Devon, Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra, Emater, Prefeitura de Lagoa Vermelha, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, Ideau, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Nordeste de Engenheiros Agrônomos e Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Lagoa Vermelha.

Um comentário:

  1. ACREDITO QUE SERÁ MAIS UMA AULA DE GAUCHISMO P/ ENRIQUECER AINDA MAIS A CIDADE DE LAGOA VERMELHA E O RIO GRANDE DO SUL.
    -PARABÉNS A EQUIPE PROMOTORA DO EVENTO
    ESTAREI NESSA GRANDE FESTA
    ROBERTO MARIANO
    PORTO ALEGRE -RS

    ResponderExcluir