quinta-feira, 27 de março de 2014

Noite festiva da Ordem dos Cavaleiros do RS

         Criada no ano de 1998, no congresso de Santa Cruz do Sul, a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, foi uma peregrinação de debates, capitaneadas por Celso Souza Soares, que acabou se tornando seu primeiro presidente. Celso organizou os primeiros passos da ordem que foi, aos poucos, registrando a existência de cavalgadas pelo estado, buscando a organização destas. Catalogou, também, os cavaleiros, distinguindo por categorias e quilometragem percorrida.
           Em seu discurso de abertura, Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG, lembrou o inicio de tudo e acentuou a preocupação que os lideres de cavalgadas devem ter na manutenção das tradições, pois um perigo paira sobre os rodeios em todo o Brasil e, talvez, as cavalgadas venham a ser o elo futuro entre o homem e o cavalo.
           Estiveram presentes à posse de Aito Glademir Toniazzo Timm, os coordenadores regionais da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão, da 7ª RT Gilda Galeazzi, da 15ªRT, Pedro Angeli, e da 16ª Flavio Menezes. O Vice-presidente de administração do MTG, Nairioli Callegaro, o conselheiro vaqueano do MTG, Oscar Gress (presidente 2007/2010), o ex-presidente da ORCAV, Alencar Feijó da Silva, o coordenador de tradição e folclore, da prefeitura municipal de Porto Alegre, Giovani Tubino.
          Para acompanhar Airto Timm nos trabalhos da ordem, foram escolhidos os adjuntos, Solon  Silva, da 1ªRT, e Clóvis Guimarães, da 20ªRT. Estiveram presentes ainda, o comandante de cavalgadas da zona sul de Porto Alegre, Armando Fraga da Rocha, dezenas de cavaleiros, das diversas distinções, Helder Menezes, dos cavaleiros da paz, Tio Beno, do piquete Memórias do Passado.


         Airto Glademir Toniazzo Timm, que, aos 54 anos assumiu a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, substituindo Gustavo Bierhals, que assumiu a vice-presidência da Fundação Cultural Gaúcha - MTG, em 2014. 

        Timm, que já foi subcomandante do grupo cultural tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, membro da comissão campeira do XVI Rodeio Internacional de Passo Fundo, palestrante e painelista em todo o estado do RS, referente história do Rio Grande Sul, movimento tradicionalista, tradição e folclore, etc...,Já percorreu mais de 4.500 km em cavalgadas, instrutor de danças tradicionais gaúchas desde 1978 – IGTF e Escola da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, um dos membros da comissão da criação do departamento jovem do MTG e do concurso do peão farroupilha, tendo recebido o titulo de padrinho dos peões farroupilhas do RS, coordenador estadual do dpto. jovem do MTG desenvolveu a campanha contra as drogas, dentro do Movimento Tradicionalista – “JOVEM, SALVE UMA VIDA. A TUA! NÃO USE DROGAS”.


        Além disso, Timm foi coordenador da 20ª Região Tradicionalista, no ano de 1995 (31 Entidades), vice-presidente de eventos do MTG/RS por 02 gestões seguidas – 1996 e 1997 e Chefe de Cerimonial, diretor técnico da Fundação Cultural Gaúcha- MTG/RS – 1998, coordenador técnico do FEGART, depois transformado em ENART – 1998 e 1999, membro do Conselho Diretor do MTG/RS desde 1986; (quatorze anos), presidente da 12ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), em 2000, realizada em Santo Augusto, vice-diretor campeiro do MTG/RS de 2001 a 2007, diretor campeiro da CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - 2002/2003, entre outras tantas atividades tradicionalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário