sábado, 22 de dezembro de 2012

Paixão Cortes hospitalizado

O folclorista, João Carlos D'Avila Paixão Côrtes, está internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, desde segunda-feira, dia 17. Ele chegou ao hospital com um quadro de diverticulite (doença que provoca a formação de bolsas e quistos no intestino grosso -cólon- ) e precisou ser submetido a uma cirurgia. Paixão Côrtes está em um quarto da unidade de saúde, lúcido e sem febre, mas sem previsão de alta.
Ainda jovem, Paixão posou para Antonio Caringi , escultor que produziu a estátua do Laçador
A esposa do pesquisador, Marina Paixão Côrtes, diz que o problema de saúde é antigo, pois ele já tem essa doença há muito tempo, mas dessa vez os médicos acharam que tinha de operar.

Compositor, historiador, folclorista e pesquisador da cultura do Rio Grande do Sul, Paixão Côrtes é um dos mentores do movimento desde o ano de 1947 quando formou o grupo dos 8 ao lado de Cyro Dutra ferreira, Cilço Campos, Orlando Jorge Degrasia, Antonio Sá Siqueira, e outros. Ao lado de Barbosa Lessa (falecido em 2002), pesquisou e catalogou as danças praticadas no estado e foram pioneiros na divulgação da cultura gaúcha no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário