sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

11º Congresso Internacional da Tradição Gaúcha

Conforme descreve a Carta Constitutiva aprovada pelo Plenário do 6º. Congresso Internacional da Tradição Gaúcha, realizado em Florianópolis, SC Brasil, no dia 04 de maio de 1991, - documento bilíngüe – Português e Espanhol, a CITG foi fundada em 21 de abril de 1984, no Parque Roosevelt, Canelones, Uruguai, por tradicionalistas gaúchos da Argentina, do Brasil e do Uruguai, é uma instituição internacional, de caráter tradicionalista-civico-cultural, com duração indeterminada, constituindo-a as instituições maiores destes países, sem fins políticos, nem religiosos.
Destacam-se como objetivos: a) Investigar, difundir e incentivar nos respectivos países os usos e costumes do tradicionalismo gaúcho, a aproximação e o intercambio cultural, respeitadas as peculiaridades regionais; b) manter a união dos Movimentos Tradicionalistas Gaúchos dos países membros; c) interceder perante os Organismos Internacionais em benefício dos direitos e interesses legítimos da cultura gaúcha.

A CITG constitui-se de órgãos diretivos, que são responsáveis pela condução da CITG:
a) O Congresso Internacional que se reunirá bianual e alternadamente em cada país, e se integrará por cinco delegados representantes dos mesmos, com direito a voto:

b) O Conselho Coordenador, eleito no Congresso Internacional, que regerá e representará a CITG, é constituído por nove Conselheiros, sendo três representantes de cada país, mais o Presidente. O mandato durará de Congresso a Congresso, e a Presidência será exercida por um representante do país anfitrião, do Congresso.

c) a sede da CITG será transitória e coincidirá com o país do Presidente do Conselho Coordenador.
Entidades Participantes:
BRASIL - Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG
ARGENTINA - Federacion de Centros Tradicionalistas de La Província de Buenos Aires
URUGUAI - Movimiento Tradicionalista Oriental - MTO
Desde 1985, foram realizados 10 congressos, sendo 04 no Brasil, 04 na Argentina e 02 no Uruguai. O ultimo Congresso foi realizado na Cidade de Moreno, Argentina em 2001.
Neste ano de 2012, por iniciativa do Presidente da CBTG, Senhor Manoelito Carlos Savaris, foram realizadas duas reuniões para tratar do restabelecimento das atividades da CITG, que tem como finalidade unir os gaúchos e fortalecer o culto a tradição gaúcha na América Latina.

No dia 09/03/2012, no Parque Lagoa das Lavadeiras, 26ª. Festa da Pátria Gaúcha, Tacuarimbó, Uruguai, e, dando continuidade às tratativas do encontro realizado no dia 08/02/2012, em Montevideo, reuniram-se os tradicionalistas gaúchos do Brasil, Uruguai e Argentina.
Estiveram presentes os senhores Hugo Pereira (Uruguai), Presidente da Festa da Pátria Gaúcha; Juan Carlos Balbi (Confederação Gaúcha Argentina); pela CBTG, Manoelito Carlos Savaris (Presidente), Dorvilio José Calderan (ex-presidente), Nei Zardo (membro fundador da CITG) e Loiva Calderan (Dir. de Relações Internacionais); e o Sr. Uruguaio Nieto (Uruguai), historiador; além, dos demais representantes das Sociedades Gaúchas do Uruguai. Todos reafirmaram a importância de restabelecer as atividades da CITG, para o fortalecimento da tradição gaúcha e, decidiram pela constituição da Comissão Provisória para dirigir a Entidade e a realização do Congresso, em outubro/2012, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A Comissão foi assim constituída: Presidente: Dorvilio José Calderan (CBTG). Conselheiros: Uruguai: Manuel Rodriguez Marchieri (Sociedade Elias Regulles - Montevideo); Elvio Rivero (Soc. Criolla “El Ceibo”, Maldonado); Carlos Arezo Posado (Intendencia de Tacuarimbo). Argentina: Juan Carlos Balbi (Federação Entre Rios), Adolfo Caballero (CGA) Brasil (CBTG): Manoelito Savaris, Nei Zardo e Loiva Calderan.

O 11º. Congresso Internacional da Tradição Gaúcha realizado no dia 01 de dezembro de 2012, na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, situado a Rua Guilherme Schell, 60 na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, contando com a presença do presidente da CITG Dorvilio José Calderan.

O congresso contou com participação das delegações do Uruguai e Argentina, além dos tradicionalistas brasileiros que estiveram presentes, sendo nomeados para o Congresso os seguintes Delegados:
- Argentina: Juan Carlos Balbi, Oscar Rubio, Enrique Fernandez, Eduardo Peres Torres;
- Brasil: Nelio Spolti,  Erival Bertolini, Manoelito Carlos Savaris, Antonio Sbano, e Nei Zardo; 
- Uruguai: Andres Antonio Ellhordoy Cabrera, Manuel Bercianos Hesseger, Carlos Arezo Posada.
O Congresso foi dirigido pelo Presidente da CBTG, Manoelito Carlos Savaris, tendo como 1º. Vice Presidente Adolfo Caballero (Argentina), 2º. Vice Presidente Carlos Arezo Posada (Uruguai), Secretária Geral: Loiva Lopes Calderan, Relator Geral: Nei Zardo.

Na oportunidade o Senhor Erival Bertolini, como anfitrião, fez sua saudação, falando de sua participação nas atividades gaúchas no Uruguai e também sobre a importância da tradição gaúcha para todos nós, reforçado valores e dizendo que as regras não devem servir de entrave para o desenvolvimento da nossa cultura.

O Presidente CGA, Senhor Adolfo Caballero ressaltou os quatro pilares da tradição gaúcha e sua importância para nós tradicionalistas: 1- Livro Facundo de Sarmiento; 2 – Martin Fierro; 3 – Don Segundo Sombra de Ricardo Guiraldes; 4 – Os Guachos. Ressaltando ainda, que devemos manter viva a nossa tradição, que apesar do progresso, temos muito orgulho. Destacou também o importante papel da mulher que permite que tudo seja perfeito. Finalizando fez a saudação: Pela Pátria Gaúcha da América do Sul – ”Salve”.

O Senhor Carlos Arezo Posado do Uruguai, saudando a todos e disse que as cavalgadas de hoje contam com a participação de mais de 10% de crianças. Falou sobre Elias Regules, fundador da Sociedade Criola, que como, Reitor da universidade, decano, médico, tradicionalista e poeta, sempre com muito orgulho defendeu a Tradição Gaúcha. Comunicou que o Senhor Manolo Rodrigues, por estar enfermo não pode estar presente neste Congresso. Falou também, dos momentos difíceis que esta vivendo a tradição no Uruguai.

Destacou os Rodeios, Festas Gauchas, notadamente a de Paysandu, Salto e Tacuarembo, esta última, realizada na beira da lagoa, apresentando diversão, gastronomia, indumentária, atividades esportivas, tendo mais de 25 sociedades participantes. Assim como a CITG também o MTO está se reestruturando e buscando o fortalecimento.

O Senhor Manoelito Savaris cumprimentou a todos e agradeceu a confiança e disse estar honrado com a escolha de seu nome para dirigir este Congresso. Este dia certamente será histórico e será marcado na história do tradicionalismo gaúcho disse. Reafirmou o que disse Caballero, que a integração não acontecerá pelo mercado, e, sim pela cultura, sendo a figura do gaúcho, mistificada, histórica é a que vai unir a todos, fortalecidos pelos quatro pilares como citado por Caballero.
Na ocasião solicitou a Fundação Cultural Gaúcha - FCG, a doação as delegações do Uruguai e Argentina de um exemplar do livro “O guacho” de Barbosa Lessa, destacando a presença da esposa do autor da obra, senhora Nilza Lessa.

Lembrou ainda, a necessidade de buscar outras obras e também, que pelos fatos históricos que aconteceram em Assuncion, deveriam buscar a integração do Paraguai ao nosso movimento gaúcho. Ressaltou também a figura da mulher, dizendo que não há forma de se conduzir se organizar melhor uma sociedade sem a presença da família, pois não se faz tradição, sem transmissão de valores, costumes, hábitos e crenças fora da família, pois é o Pai passando para o filho como se dança, como se encilha. Lembrou também que foi o jovem que garantiu o crescimento do tradicionalismo no Brasil.

Destacou a necessidade de trabalharmos para não acontecer como nestes últimos onze anos, e, para recuperar este tempo e para isto  dependemos imensamente de todos.
  A seguir, em um momento histórico, foi apresentado pelo Senhor Nei Zardo, um CD - Proclama de 1984 – áudio da Fundação da CITG, da reunião realizada no Parque Rosevelt no Uruguai.
Para homenagear os tradicionalistas do Uruguai e Argentina, o Senhor Pedro Diaz, tocou a música o Esquilador.

Proposições apresentadas:
Proposição no. 01 – Revisão e aprovação do Regulamento Interno da CITG, apresentada por Dorvilio José Calderan, Presidente da CITG – Gestão março a dezembro de 2012. JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que o Regulamento que foi proposto pelo Conselho Coordenador em abril de 1994, não foi aprovado em Congresso e, considerando o tempo decorrido, propôs a aprovação da proposta que foi revisada e atualizada. Registra-se que a revisão do Regulamento contou com a colaboração do Consul Honorário do Rio Grande do Sul, detentor da Medalha do Mérito Sul-riograndense e ex- assessor jurídico da CBTG, Dr. Antonio Sbano, e, do Conselheiro da CITG Nei Zardo.
A aprovação do Regulamento Interno trouxe em seu contexto, entre outros itens a necessária aprovação da bandeira e logomarca da CITG, pois apesar de 28 anos, a CITG ainda não tinha uma bandeira, logomarca e Regulamento Interno aprovados.
O projeto da bandeira, que contou com a colaboração do Tradicionalista Mauro Magno Machado, sofreu algumas alterações, ficando assim definido, conforme consta no Regulamento:
“Art. 18. O logotipo e dísticos da CITG são considerados oficiais
§ 1º. A Bandeira da CITG é constituída de forma retangular, na cor branca, simbolizando a paz e união entre os países. Tem em sua parte central um laço, com a sigla CITG, a data de sua fundação: 21-04-1984 e a figura do cavalo crioulo. O laço símbolo da tradição campeira representa a união dos gaúchos espalhados nos quatro costados do universo. O cavalo símbolo do gaúcho.
§ 2º. A Logomarca da CITG, será representada pela imagem  da parte central da bandeira.”

Proposição no. 02 – Acendimento da Chama Crioula 2015. PROPOSIÇÂO: Acendimento da Chama Crioula 2015 em Colônia do Sacramento, atual Cidade Colônia no Uruguai. Proposição apresentada por Manoelito Carlos Savaris, Presidente da CBTG – Gestão 2011/2013.
JUSTIFICATIVA: Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Brasil, realiza anualmente a sua festa máxima da Tradição Gaúcha conhecida como Semana Farroupilha. Para dar inicio as comemorações da Semana Farroupilha, é realizada a Solenidade do Acendimento da Chama Crioula. A cada ano escolhe-se uma cidade ou uma região para esta festividade. Considerando a importância da cidade de Colônia, para a história e as tradições gaúchas e as comemorações programadas para o local, propomos a integração da CITG na busca da concretização desta proposição, e união de esforços dos países membros para efetivar a realização e participação de seus tradicionalistas neste importante evento.

Após explanação sobre fatos históricos e sobre a importância do Acendimento da Chama Crioula, apresentou a proposta de se realizar em 2015 o Acendimento da Chama em Colônia, onde reconhecemos a importância da história de quase 100 anos de luta pela ocupação do território, significado este que o Rio grande do Sul busca resgatar e homenagear e convidou os tradicionalistas do Uruguai e Argentina para se unirem no ato de acendimento da Chama Crioula.
Falou-se sobre a integração do Uruguai e do Chuí que é muito boa e mantém o respeito pela Chama e sua simbologia igual ao Rio Grande do Sul e houve o Relato do integrante da Argentina da ”marcha” de cavalarianos. Propôs fazer durante acendimento da Chama Crioula em Colônia um acampamento, e, uma Assembleia da CITG.

Foi aprovado por unanimidade o apoio da CITG para o ato de acendimento da Chama Crioula em Colônia e após discussão foram declarados eventos de interesse do tradicionalismo com o apoio da CITG e do 11º. Congresso Internacional da Tradição Gaúcha:
1 - Marcha do Bicentenário da Batalha de Salta de 13 a 20-02-2013. Margem do Rio Juramento até a cidade de Salta, com percurso de 130 km.
2 - Marcha de Colônia ao Chuí – Acendimento da Chama Criola da Colonia do Sacramento em julho de 2015.
3- Marcha do Encontro com o Patriarca Artigas no Bicentenário da Purificação, setembro de 2015, congregando os 17 departamentos do Uruguai. Acampamento Artigas.
Foi aprovada também a Proposição apresentada por representantes do Uruguai, sobre a criação de uma Rede de Comunicação, com o objetivo do desenvolvimento da informação e o conhecimento e, assegurar a todos o acesso a informação; oferecendo serviços de incentivo a pesquisa dos princípios bases e da história do tradicionalismo e suas expressões.  Devido a sua importância o assunto será tratado junto com a criação do site da CITG, abrangendo as três confederações, conforme proposta apresentada pelo senhor Dorvilio Jose Calderan.

Também no contexto do Regulamento Interno da CITG ficou assegurada a filiação de outras entidades, quando um país ou região contar com pelo menos cinco entidades tradicionalistas filiadas a uma Federação.

Destaca-se também a criação do Conselho Consultivo formado pelos ex-presidentes da CITG, que tenham cumprido o mandato integralmente e, que estejam atuantes em defesa da tradição gaúcha.
No Congresso foi eleita a Diretoria da CITG - Gestão 2012/2014, assim constituída:
Presidente: Dorvilio José Calderan
Vice Presidentes:
Brasil: CBTG - Manoelito Carlos Savaris
Argentina: CGA – Adolfo Caballero
Uruguai: Carlos Arezo Posada
Conselheiros do Uruguai
Manuel Berrianos – Paysandu
Andres Elhordoy – Salto
Manuel Rodrigues - Montevideo
Conselheiros do Brasil
Nei  Zardo – Bento Gonçalves – RS
Paulo Souza – Porto Alegre,RS
Antonio Sbano – (suplente) – Curitiba, PR
Conselheiros da Argentina
Juan Carlos Balbi –Ramirez – Entre Rios
Oscar Rios – San Juan – SJ
Eduardo Peres Torres – Salta.

O Congresso foi transmitido ao vivo pela TV Tradição, que está levando a tradição gaúcha para o mundo inteiro e contou com um link para o site da Confederação Gaúcha Argentina (www.confederaciongaucha.com.ar .
Brasília, 07 de dezembro de 2012.
Loiva Lopes Calderan
Secretária do 11º. Congresso da CITG

Um comentário:

  1. Olá!

    O site da Confederação Gaúcha da Argentina é:
    www.confederaciongaucha.com.ar, não tem o argentina.

    att,
    Valmir Gomes

    ResponderExcluir