sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Expointer: Promotor conversa com alunos sobre corrupção

Alunos da Escola Guarani, localizada no bairro Fátima, em Canoas, tiveram um programa diferente na tarde desta quarta-feira, 29, durante a 35ª Expointer, realizada no Parque de Exposições de Esteio. Acompanhadas da Vice-Diretora, Fátima Soares, e do representante da 12ª Regional Tradicionalista, Jorge Peixoto, nove alunos do ensino fundamental participaram de um bate-papo, no estande do MP, com o Promotor de Justiça Cesar Faccioli, sobre um tema que está na pauta diária em tempos de julgamento do mensalão: a corrupção.

Coordenador da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” na região Sul do País, o Promotor de Justiça, de forma didática, explicou aos alunos que o objetivo do MP “é provocar e trocar ideias” que vão mais adiante do que simplesmente apontar os atos de corrupção que ocorrem no país. “A campanha é como se fosse um plano de aula maior”, exemplificou. Cesar Faccioli informou que, aqui no Rio Grande do Sul, a campanha é chamada de “Laçando a corrupção”, pelas peculiaridades do povo gaúcho. Ele conclamou os estudantes para que sejam multiplicadores da ideia e comparou um pequeno ato de corrupção ao passo inicial no mundo das drogas. “O primeiro não é uma forma de coibir o início da corrupção”, destacou. Acrescentou que as pessoas de bem simplesmente não podem dizer que “não têm nada a ver” com a corrupção e “lavar as mãos” frente aos pequenos atos de corrupção que ocorrem no nosso dia a dia.

A presença dos alunos no espaço do MP na Expointer faz parte de uma parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Jorge Peixoto explicou ao Promotor que a 12ª Regional Tradicionalista possui uma parceria com a Escola Guarani com o objetivo de levar aos alunos ideias como as explicitadas na campanha contra a corrupção.

Ao final, Cesar Faccioli entregou aos alunos um kit contendo botton, camiseta e material de divulgação da campanha. “Só vamos conseguir resultados no futuro se vocês forem multiplicadores desta ideia”, finalizou. A divulgação da campanha também chamou a atenção dos jornalistas que fazem a cobertura da 35ª Expointer.

Após o bate-papo com os alunos, o Promotor de Justiça foi entrevistado pelo Jornalista Antônio Max Tönniges, na Rádio Web Expointer, que funciona no estande do Governo do Estado, localizado no Pavilhão Internacional da 35ª Expointer.

Fonte: Site
Ministerio Publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário