domingo, 18 de março de 2012

Seminário debate o compromisso de prendas e peões

Abertura oficial / Crédito das fotos: Mariana Mallmann
Ontem, dia 17 de março, enquanto as provas campeiras e esportivas definiam os campeões da 24ª Festa Campeira, ocorria, nas pirâmides de lona montadas no Parque Eduardo Gomes, de Canoas, o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões. Organizado pelas prendas e peões do Rio Grande do Sul, com o apoio da Vice-Presidência de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento reuniu jovens dos quatro cantos do Estado, além de representantes de gestões anteriores, e teve como tema "Compromisso além do título".

As atividades culturais iniciaram no período da manhã, com o 1º Fórum da Juventude Gaúcha: Tradicionalismo Sem Fronteiras. Depois do almoço, com o espaço totalmente lotado, a programação seguiu com a abertura oficial, que contou com a presença do presidente do MTG, Erival Bertolini; e dos vice-presidentes de Cultura, Marilane Mendes, e de Eventos, José Gelso Miola. Em seus pronunciamentos, a 1ª Prenda do Estado, Joelma Pauline Meotti, e o Peão Farroupilha, Douglas da Silva, destacaram a importância da participação e mobilização dos jovens. Em seguida, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2006/2007, Mariana Mallmann, palestrou sobre o tema evento. Ao final, os participantes interagiram fazendo perguntas à palestrante.

Na sequência, as prendas e peões do Estado dividiram os credenciados em grupos e organizaram uma gincana, baseada nas explanações da palestra. Em forma de teatro, eles apresentaram suas conclusões ao público. Ao todo, foram formadas dez equipes, que também tiveram como integrantes as "eternas" Prendas e Peões do Rio Grande do Sul. No final do seminário, eles receberam uma homenagem e participaram de um coquetel de confraternização.


CAMPEIRA
Hoje, no mesmo local, foi realizado o 13º Seminário de Cultura Campeira, que contou com a palestra "A influência do homem campeiro no tradicionalista", do ex-Peão Farroupilha, Ernane Nunes, e com uma oficina das provas campeiras de galpão.

Apresentação dos grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário