sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

1ª Sessão Plenária do Congresso define homenageados

Além de traçar os rumos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Congresso Tradicionalista faz homenagens a pessoas importantes ao tradicionalismo e define uma música tema.
No início da 1ª Sessão Plenária, o Coronel Alberto Rosa Rodrigues foi escolhido como Presidente de Honra da 59ª edição do Congresso Tradicionalista por meio da proposta de Vivaldino Martins Duarte. Nascido em Porto Alegre, em 1951, Rodrigues, foi promovido a Aspirante e classificado para trabalhar na cidade de Pelotas. Em 1963, ingressou no tradicionalismo ao associar-se a entidade União Gaúcha João Simões Lopes Neto. Entre as inúmeras obras de sua autoria, estão: “Evolução dos Galões”, “Origens do nome Farroupilha” e “O Tradicionalismo”.
Já, o Patrono Espiritual do evento, é João Francisco Rodrigues de Andrade, também indicado por Vivaldino Duarte. O patrono foi Presidente do MTG em 1992 e 1993. Também em 1993, assumiu a Vice-Presidência da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).
A música tema é “Lago Verde Azul”, de autoria do camaquense Elmo de Freitas. A canção também foi escolhida no Congresso de São Lourenço do Sul, em 1986. Com o famoso refrão “coqueiro e figueira dos matos e a bela Lagoa dos Patos, ó verdadeiro tesouro Lago Verde e Azul que na América do Sul Deus botou pra bebedouro”, fala das lembranças de criança que Elmo passou às margens na maior laguna do mundo, a Lagoa dos Patos.  A autoria da proposta é de José Aldomar de Castro.


Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelos congressistas.

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Crédito das fotos: Ana Paula Vieira Labres
Da esquerda para a direita: Rodi Borghetti, Odila Savaris e Alberto Rosa Rodrigues

Arita Madruga Garcia foi relatora das propostas de autoria de Vivaldino Martins Duarte                

Nenhum comentário:

Postar um comentário