quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Maior festival artístico amador da América Latina começa amanhã

Crédito da foto: Arquivo do MTG / Turki
Está chegando a hora. Entre amanhã e domingo, o palco da maior festa alemã do Estado dará lugar pela 15ª vez ao principal festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Pelo Parque da Oktoberfest devem passar cerca de três mil competidores, divididos em 24 modalidades. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação Tradicionalista do município, o evento chega a 26ª edição com uma estrutura mais ampla e qualificada.

Para atender as necessidades do evento e não haver transtornos com os horários estabelecidos programação, os concursos serão distribuídos em dez palcos, três a mais em relação aos últimos anos. A expectativa da organização é de que 65 mil pessoas acompanhem o festival, que inicia na sexta-feira, dia 18, com a abertura oficial. Na solenidade, que contará com a apresentação do campeão de Danças Tradicionais - Força A de 2010, o DTG Juventude, de Alegrete, devem estar presentes diversas autoridades civis e tradicionalistas.

A estrutura começou a ser montada no início do mês. Segundo o coordenador geral da Comissão Executiva, Jorge Rohr, neste ano, o Enart está regado por um simbolismo especial. “É um momento ímpar, um orgulho muito grande. Já tivemos as presenças de visitantes de São Paulo, Manaus, Brasília e até da Argentina e Venezuela”, frisou o responsável pela organização. Como tem sido nos últimos anos, diversas regiões garantiram espaço no parque com bastante antecedência. Os espaços disponíveis para alojamento e os leitos dos hotéis estão completamente lotados. 

MODALIDADES
Além do número de palcos, outra novidade neste ano será a antecipação do concurso de Intérprete Solista Vocal Feminino. As apresentações terão início na sexta-feira, às 21 horas. Ao todo, 15 concorrentes demonstrarão suas habilidades vocais no primeiro dia. As demais apresentam-se no sábado, a partir das 9 horas. As primeiras avaliações, porém, serão nos palcos de Danças Tradicionais. A primeira invernada artística, o CTG Caminhos do Pampa, de Porto Alegre, deve subir ao palco do Ginásio Poliesportivo às 20h45. Na Força B, serão oito grupos e o início da competição está marcado para o mesmo horário, com o Grupo Tarca de Arte Nativa, de Montenegro.

No sábado, o primeiro grupo de dança se apresentará às 9 horas. Além das danças tradicionais, serão disputadas declamação masculina e feminina, dança de salão, intérprete vocal feminino e masculino, gaita piano, gaita botão, gaita de boca, bandoneon, chula, pajada e trova. A programação deve se encerrar só na madrugada de domingo, pois o último bloco das danças tradicionais será às 21 horas.

A grande final ocorre no domingo. As apresentações no Poliesportivo começam às 9 horas, quando retornam ao tablado as 20 melhores invernadas dentre as 40 que participam do concurso na sexta e sábado. O encerramento está marcado para as 19 horas. A 26ª edição tem como foco a “Paz”. A música-tema, composta para o evento é “Uma canção pela paz”, de autoria de Francisco Carlos Fighera.

ACESSO
Os ingressos para o Enart custarão R$ 5 (por dia) e R$ 13 (permanente). Quem não puder ir até o município do Vale do Rio Pardo poderá acompanhar o evento pelo site www.enart.org, que fará a transmissão ao vivo. A iniciativa ocorre desde 2009 e, a cada ano, tem recebido maior procura. No ano passado, por exemplo, foram registrados meio milhão de acessos, oriundos de 60 países. No primeiro ano foram cerca de 286 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário