Acendimento da Chama Crioula, em frente ao Palácio Piratini Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini |
O primeiro compromisso foi em frente ao Palácio Piratini. Pilchado, o governador Tarso Genro afirmou que o fogo simbólico orgulha e une o Rio Grande do Sul em torno dos compromissos de liberdade igualdade e humanidade. "O que devemos fazer é reconstituir de forma permanente esses compromissos. Por sua história exemplar, pelos seus homens públicos, por sua academia, trabalhadores, por seus setores empresarias e por seus movimentos sociais e que sabem resolver as suas pendências no âmbito da democracia e no âmbito do respeito às diferenças", completou.
Bertolini recebendo a centelha de Solon Silva Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini |
ASSEMBLEIA
Depois, os tradicionalistas rumaram para o Parlamento gaúcho. A cerimônia ocorreu no Recanto Gaúcho - Espaço Nico Fagundes, também conhecido como Galpão Crioulo. “Atos como esse não são só oratória, são um resgate de 10 anos de luta pela liberdade, pela constituição, pelo estado de direito e por princípios e bandeiras que devem ser defendidos e lembrados por todas as gerações”, disse o presidente do Legislativo, o deputado Adão Villaverde.
Bertolini aproveitou a ocasião para fazer um apelo aos parlamentares para que apoiem a proposta de criar em todas as escolas estaduais um departamento tradicionalista, para ensinar e cultivar junto aos estudantes os costumes gauchescos. “Posso garantir que nas instituições de ensino onde isso já ocorre, temos muito menos problemas de violência entre os jovens”, declarou.
Bertolini, Cheuiche e Villaverde na Assembleia Legislativa Foto: Eduardo Quadro/Ag. AL |
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, recebeu a centelha das mãos do Diretor de Cavalgada da 1ª Região Tradicionalista, Solon Silva. O chefe do Executivo saudou os cavalarianos e integrantes do MTG, falando da proposta de transformar o espaço do Acampamento Farroupilha em parque temático. “Aquela área tem que ser um local de valorização das tradições e dos costumes do nosso povo”, afirmou o prefeito. Já Bertolini enfatizou que a tradição do acendimento da centelha demonstra a importância dos costumes para o povo do Rio Grande do Sul. “Este é o símbolo da chama que arde dentro de nós”, salientou.
Após a cerimônia, os cavalarianos seguiram para o Monumento a Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, e ao Monumento dos Maçons Imperiais e Republicanos, na esquina das avenidas Azenha e João Pessoa, onde iniciou a Revolução Farroupilha. O roteiro ainda incluiu a Câmara Municipal, antes do retorno ao Acampamento Farroupilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário