quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MTG lança o 26º Enart em Santa Cruz do Sul

Crédito da foto: Rolf Steinhaus
O Movimento Tradicionalista Gaúcho lançou na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, a 26ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A solenidade ocorreu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, espaço que receberá o Rio Grande tradicionalista entre os dias 18 e 20 de novembro, na fase final do evento, realizada há 15 anos no município do Vale do Rio Pardo. Considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, o Enart tem o intuito de valorizar os artistas das entidades tradicionalistas e de preservar as manifestações artísticas do povo gaúcho.

Segundo o presidente do MTG, Erival Bertolini, o festival deste ano será baseado na paz. “Neste Enart não temos um tema, mas um lema. Queremos a paz dentro de cada um dos participantes”, salientou o dirigente, que está sob o comando da Comissão Executiva. “Em todos os locais que MTG promove eventos, permitimos que as cidades e regiões mostrem a sua cara por inteiro. Não impomos nada, somos parceiros”, afirmou Bertolini. Ele também destacou a realização do credenciamento antecipado dos participantes das 22 modalidades do festival. O objetivo é aprimorar o sistema e evitar as filas na entrada do parque, durante os três dias do Encontro.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, salientou o orgulho do município em sediar o Enart. “Se depender do povo santacruzense e dos gestores do nosso município, o Enart jamais sairá de Santa Cruz do Sul. Sempre iremos nos manifestar a favor deste belo evento”, ponderou a chefe do Executivo. Já o coordenador geral Jorge Rohr, definiu o festival como um momento edificante para o povo gaúcho e garantiu o empenho dos integrantes das equipes de trabalho. “Todos integrantes da nossa comissão estão aptos para fazer o melhor pelo Enart e pela cultura rio-grandense. Faremos de tudo para receber da melhor forma todos os visitantes, oferecendo uma organização segura, apropriada e dinâmica”, afirmou Rohr.

Depois da solenidade, artistas amadores subiram ao palco do Salão Bierhauss para demonstrar seus talentos artísticos na declamação, música e trova. Também estiveram presentes o coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis, Vieira; o presidente da Câmara de Vereadores, André Francisco Scheibler; a secretária Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen; o presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense, Cláudio Roberto Mariani; a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Joelma Meotti; o Guri Farroupilha do Estado, Lourenço Nunes; e demais autoridades civis e tradicionalistas. Neste ano, o Enart contará com o apoio da Tim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário