quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lançamento dos Festejos Farroupilhas será em Taquara

O lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas de 2011 será realizado no dia 20 de agosto, junto ao Acendimento Nacional da Chama Crioula, em Taquara. A definição ocorreu durante reunião da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, presidida pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini. A cerimônia está marcada para as 16 horas, na Praça Marechal Deodoro, e deverá contar com a presença do governador do Estado, Tarso Genro.

Após o lançamento ocorrerá a solenidade de acendimento do fogo simbólico que, neste ano, destaca os 50 anos da Carta de Princípios do MTG. Na sequência, será feita a entrega dos títulos de Embaixador e Cônsul Honorários do Rio Grande do Sul, com o objetivo de homenagear os tradicionalistas que difundem e preservam as tradições gaúchas fora do Estado. Os nomes são indicados pelos representantes das dez federações tradicionalistas espalhadas pelo Brasil e filiadas à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha.

Segundo o coordenador da 22ª Região Tradicionalista, anfitrião dos eventos, José Roberto Fischborn, a expectativa da comissão organizadora é de receber cerca de cinco mil visitantes, além de três mil cavalarianos de todo o Estado. Outras sete federações também já confirmaram presença. A programação terá início no dia 18 de agosto, quinta-feira, e se estenderá até o domingo, com palestras culturais, espetáculos artísticos e integração entre as comitivas. No entanto, conforme o presidente da Comissão Executiva, Aécio Gampert, até o mês de setembro estão agendadas as visitas de diversas comitivas que buscarão a centelha.

A Comissão Estadual, responsável pela organização dos Festejos Farroupilhas à nível estadual, é formada por representantes das secretarias de Estado da Cultura, Educação, Turismo, Esporte e Lazer, Brigada Militar, Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e MTG.

Novidades
Selo dos Correios

Os Correios presentou o Acendimento da Chama Crioula com um selo comemorativo. O material traz a logomarca do evento e faz referência aos 50 anos da Carta de Princípios, aprovada no 8º Congresso Tradicionalista, em Taquara, no ano de 1961, e ao período de 20 de agosto a 20 de setembro, datas do início e do encerramento dos Festejos Farroupilhas no Estado. O desenho apresenta a imagem de João Carlos Paixão Côrtes, membro do Grupo dos Oito, que, por meio de uma centelha da Pira da Pátria, em 1947, deu origem à Chama Crioula. Outra novidade será o lançamento de um livro que conta a história da Carta e do 8º Congresso. A apresentação da obra será realizada durante a 76º Convenção Tradicionalista do MTG, entre os dias 29 e 31 de julho, em Taquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário