segunda-feira, 11 de julho de 2011

Concursos culturais do MTG movimentaram os quatro cantos do Estado

Crédito da foto: Divulgação 3ª RT
No último final de semana de junho, a federação promoveu, em todas as regiões, a 42ª Ciranda de Prendas e do 24º Entrevero de Peões

O amor pela cultura gaúcha reuniu, no último final de semana de junho, cerca de 500 jovens de todo o Estado nas fases regionais da 42ª Ciranda Cultural de Prendas e do 24º Entrevero Cultural de Peões. Promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), os eventos foram realizados de forma simultânea nas 30 regiões tradicionalistas. Divididos entre as categorias Mirim, Juvenil, Adulta, Guri e Peão, os concorrentes enfrentaram uma série de provas voltadas à tradição e ao folclore do Rio Grande do Sul.

Segundo a vice-presidente de Cultura do MTG, Odila Paese Saravis, os concursos envolveram avaliações artísticas, culturais e campeiras. As provas escritas, formuladas pela federação, tiveram os mesmos questionamentos em todas as regiões e foram aplicadas em igual horário, às 9 horas de sábado, dia 25 de junho. “Em 30 lugares diferentes, representações de mais de cem municípios, os tradicionalistas se uniram para cumprir o objetivo estabelecido: o fortalecimento e a preservação da cultura gaúcha. São meninos e meninas realizando provas. São pais, mães, familiares e amigos engajados”, enfatizou.

Odila também explicou que a programação das demais provas previstas pelos regulamentos ficou à critério de cada coordenadoria. Em três importantes regiões, 1ª (Porto Alegre), 11ª (Bento Gonçalves) e 13ª (Santa Maria), por exemplo, as atividades iniciaram uma semana antes. Na região Serrana, que soma o maior número de concorrentes, as provas foram sediadas em Monte Belo do Sul, e na Capital gaúcha, a movimentação foi no CTG Glaucus Saraiva, do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana.

O presidente do Movimento, Erival Bertolini, ressaltou a importância dos eventos. “Os concursos são destinados ao público de maior interesse para o tradicionalismo, a infância e a juventude, e têm entre as finalidades ser um atrativo para a entrada deste público no meio. Não estão em disputa a busca por títulos, faixas e crachás”, enfatizou o dirigente. Os vencedores garantiram participação para as etapas estaduais, previstas para os meses de abril e maio de 2012.

Saiba mais

A Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões surgiram em períodos diferentes da história do tradicionalismo gaúcho organizado. A realização do evento voltado às jovens foi instituído em 1970 e, aos peões, em 1988. Até o ano de 1992, as fases estaduais de ambos aconteciam de forma paralela. Ao longo dos anos, os eventos evoluíram e passaram por diversas modificações, mas nunca perderam o ponto fundamental de enaltecer a cultura do Estado.

Hoje, são realizados em três fases - interna (dentro dos CTGs), regional (nas 30 regiões tradicionalistas) e estadual. Na etapa regional, prevista para este final de semana, participam os representantes das entidades tradicionalistas, um em cada categoria. Já na estadual são os titulados regionais que demonstram seus conhecimentos e habilidades. Os vencedores, nove prendas e seis peões, representam a juventude gaúcha durante um ano, como Prendas e Peões do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário