quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Reunião informativa do acampamento da Copa

        Nas noite de 12 de fevereiro, no centro de eventos do Parque da Harmonia, reuniram-se os acampados com a comissão organizadora do Acampamento Especial da Copa para esclarecimentos referentes ao evento que se aproxima. Á mesa, o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, o Secretario de Cultural de Porto Alegre, Roque Jacoby, o Coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão e o Coordenador de |Tradição e Folclore da capital, Giovani Osorio Tubino.
 PROPOSTA GERAL
CONCEITO: MONTAGEM DE ESPAÇO CULTURAL PARA RECEBIMENTO DE VISITANTES
REGRAS
-LIVRE ASSOCIAÇÃO ENTRE GALPÕES RANQUEADOS PARA PARTICIPAR DO ACAMPAMENTO;
-UTILIZAÇÃO DE MARCAS DE  PATROCINADORES SOMENTE INTERNAMENTE;
-FORNECIMENTO OU NÃO DE ALIMENTAÇÃO
-PARTICIPAÇÃO NOS TREINAMENTOS OFERECIDOS;
-PARTICIPAR DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO;
-FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DO GALPÃO;
-RESPEITAR HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO;
-ATENDIMENTO BILINGUE.

SELEÇÃO DOS ACAMPADOS:
1.Selecionados entre os 150 melhores classificados pelos projetos culturais dos anos de 2011, 2012 e 2013.
2.Os selecionados poderão optar por não participar do acampamento da copa. Isso implica em cumprir as mesmas regras daqueles não selecionados.

REGRAS GERAIS PARA OS ACAMPADOS:
1.Os acampados que costumeiramente se localizam nos lotes das áreas S2 e S3 serão instalados nos seus lotes (conforme acampamento farroupilha de 2013);
2.Os acampados das áreas S1 e S4 serão encaminhados para lotes nas áreas S2 e S3.
3.Cada galpão terá, ao lado, espaço para pátio que poderá ser ocupado para exposições ou realização de atividades do seu projeto.
4.Cada Galpão deverá apresentar um projeto de atividade de tal forma que ele se tome uma atração CULTURAL. Ex: mini-museu de peças antigas; exposição fotográfica; decoração representativa de uma lenda ou de um momento histórico do estado; realização de oficina permanente de chimarrão, de dança, de tranças, etc.
5.Os galpões que desejarem, podem funcionar como pequenos restaurantes para receber turistas. Para isso deverão informar dias e horários de funcionamento e o cardápio oferecido;
6.Todos as entidades que forem acampar deverão indicar para treinamento em curso específico, no mínimo 4 pessoas. Os cursos serão realizados entre 04 de março e 04 de maio;
7.Nos dias e horários de funcionamento do acampamento, cada galpão deverá ter no mínimo uma pessoa treinada à disposição para o recebimento de turistas e visitantes;

8.Cada galpão deverá providenciar a elaboração de material gráfico explicativo da atividade   nele   realizada,   com   três   línguas:   português,   espanhol   e   inglês. Opcionalmente será produzido material em francês;
9.A realização de bailes em galpões deverá ser comunicada à coordenação do Acampamento até o dia 30 junho, se aprovada à proposta, ela fará parte de um calendário especial.
10.Não será permitida a presença de animais nas áreas 2 e 3, reservadas ao acampamento. Na "fazendinha", setor 4, haverá uma mini-fazenda com presença de animais, sob a coordenação da Secretaria da Cultura e 1a RT.

TREINAMENTO OBRIGATÓRIO
Período: 04 de março e 04 de maio;
1.Boas Práticas Alimentares - 2 pessoas
2.Brigada de Incêndio - 2 pessoas (necessidade de certificado com validade)
3.Curso de Prevenção de Incêndio - 2 pessoas (necessidade de certificado com validade)
4.Treinamento sobre Bem Receber, Gestão Ambiental e Segurança para Turistas - 4 pessoas

PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO (MUNICÍPIO E ESTADO):
1.Fornecimento gratuito de água, luz e coleta de lixo;
2.Possibilidade  de fornecimento  de  um   banheiro  químico  por galpão  durante acampamento extraordinário;
3.Providenciar a reprodução do material gráfico produzido por cada galpão (1.000 cópias);
4.Fornecimento de curso gratuito para os indicados pelos acampados;
5.Fornecimento de segurança durante e depois do acampamento extraordinário;
6.Coordenação das atividades envolvendo turistas para visitação dos galpões;
7.Contratação de espetáculos artísticos para as áreas de convivência;
8.Ambulatório e ambulância disponível no parque;
9.Sistema de internet para todo o acampamento.

MTG presente na posse da 23ªRT

         A noite de 11 de fevereiro teve uma sequencia de posses. Nas dependências do CTG Estancia da Serra, em Osório, ocorreu a posse da coordenadoria da 23ª RT, houve também a prestação de contas do Sr Ivanir, ex-coordenador, que se emocionou em sua despedida, desejou um bom trabalho ao Sr. Joao Carlos da Luz,que foi seu vice-coordenador e agora é o coordenador Eleito.Esteve presente ao ato o vice-presidente de eventos do MTG, José Roberto Fischborn. Após o encontro houve um jantar de integração oferecido pelo CTG.

Vem aí o 27º Seminario de prendas e peões


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Elenir Winck prestigia posse da 3ªRT


No domingo (09/02) a Vice-Presidente de Cultura do MTG, Elenir de Fátima Dill Winck, representando a federação, deu posse à Coordenadoria da 3ª região tradicionalista, que teve reeleito o senhor Marcelino Olisan de Oliveira.
O 137º encontro regional de entidades da 3ªRT foi realizado na cidade de Cerro Largo, no CTG Porteira das Missões.

Fizeram-se presentes no evento o Conselheiro do MTG, Salvador Gomes, a Diretora de Cultura Interna do MTG, Iara Vanice Rott e os Diretores do Departamento Jovem do MTG, Maria Angélica Saraiva e Murilo Oliveira de Andrade, ente outras autoridades.

MTG prestigia a posse da 1ª Região

          Transmitido pela Radio Web da 1ª região tradicionalista, a coordenadoria comandada pelo Coordenador eleito, Marcus Vinicius Falcão, tomou posse nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, em sua sede própria, na rua Padre Landel de Moura, zona Sul de Porto Alegre.
            Diversos patrões, representando as subcoordenadorias que compõe a primeira região, fizeram-se presentes para prestigiar a posse, apesar do calor intenso do dia.
            O calor intenso não impediu que as prendas desfilassem seus belos vestidos, e a peonada bem pilchada. os leques foram o alento durante a posse.


             Foi feito um minuto de silencio em memoria da jovem, componente do CTG Amaranto Pereira, morta em acidente automobilístico,  na cidade de Alvorada. 
          A presença do veteraníssimo Alencar Feijó da Silva, reverenciado pelos amigos, mostrou a importância da posse na maior região do estado. O Vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha e, ainda, Presidente da ORCAV, Gustavo Bierhals, e o vice-presidente de administração do MTG, Nairioli Callegaro, representaram o MTG e a FCG no evento.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Continua a maratona de posses regionais

             Dia 11 tem posse das coordenadorias da 1ª, 23ª e 24ª RTs

Marcus Vinicius Falcão tomará posse com sua coordenadoria dia 11 de fevereiro, e no mesmo dia a 23ª e a 24ªRTs estarão realizando suas posses.

A coordenadoria da 1ª região tradicionalista tomará posse, em sua sede, em Porto Alegre, dia 11 de fevereiro, tendo a frente o coordenador Marcus Vinicius Falcão Ferreira, eleito para seu segundo mandato. Falcão já foi vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha/MTG e, hoje, lidera uma das maiores regiões do estado.

No mesmo dia, em Osório, toma posse o coordenador João Carlos da Silva Luz, que era vice-coordenador da gestão anterior, e que dará posse a sua equipe, na 23ªRT. E em Encantado, Flavio Antonio Rodrigues, reeleito, dará posse a sua diretoria da 24ªRT.


A posse da coordenadoria é um encontro regional de patrões, por tanto, a presença conta para a lista destaque e para a eleição de coordenador no final do ano. Importante que as patronagens estejam atentas.

Dia 19 de fevereiro será aposse da 5ª região tradicionalista. E dia 20, no CTG O Fogão Gaúcho, posse da 22ª RT.

Coordenadoria da 30ªRT convida para encontro


REUNIAO PREPARATORIA / ORGANIZACIONAL PARA O CAMPEONATO DE INVERNO DE LACO REGIONAL 2014

         A Coordenadoria Regional da 30ª RT Do MTG/RS, através de seu Diretor Campeiro Sr Andre Zimmer, convida a todos os Patrões e Capatazes Campeiros de sua área de abrangência para:
EVENTO: Reunião Preparatória/Organizacional para o Campeonato de Inverno de Laço Regional de 2014
DATA: 19/02/2014
LOCAL: CHÁCARA ANDRE ZIMMER – MAIORES INFORMAÇÕES FONE ( 51)9918-4148
HORÁRIO: 20h