domingo, 26 de fevereiro de 2017

Cfor abre calendário de cursos do MTG de 2017

           O Cfor Básico, curso de formação, realizado no sábado, 25 de fevereiro, em Porto Alegre, abriu o calendário de cursos 2017 do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Na sede da entidade, 75 tradicionalistas participaram, inclusive de fora do Rio Grande do Sul.

           Ao longo do dia, foram apresentadas palestras sobre História do Tradicionalismo Gaúcho e Voluntariado, com o presidente do MTG, Nairo Callegaro; Carta de Princípios, com Aline de Almeida Souza; e História do Rio Grande do Sul – Origem do Gaúcho, com Eduardo Fraga. Gestão de Pessoal, liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos foi o tema da palestra do administrador de empresas com mestrado em Economia, Marco Varela.

            Os cursos são uma realização da vice-presidência cultural do MTG, a cargo de Anijane dos Santos de Varela, e pelo Departamento Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento, a cargo de Carla Augusta Farias de Moura.

           Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o Cfor é uma excelente oportunidade para quem deseja ampliar conhecimentos acerca dos temas que são basilares no tradicionalismo gaúcho.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

MTG realizará mais uma edição do #vempromate

           O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, confirmou nesta semana a realização do #vempromate em 2017. A iniciativa, anual, iniciou em 2015 em comemoração ao Dia do Chimarrão, comemorado em 24 de abril. 

           Com apoio de diversas entidades tradicionalistas, o evento é realizado online e offline. Nas mídias sociais, os internautas são convidados a postarem fotografias e/ou vídeos mateando. Nas edições anteriores, as mídias preferidas foram Facebook, Twitter e Instagran. Offline as pessoas se encontram, no dia 24 de abril, para comemorar a data, seja num parque, em casa e no próprio CTG.

           Um dos diferenciais do evento, segundo o presidente da entidade, é a forte mobilização de todo público gaúcho, de coração ou de nascimento, e não apenas tradicionalista, frequentador de CTG. “O chimarrão é patrimônio de todos nós, símbolo da amizade, da hospitalidade, e o #vempromate a cada ano se fortalece no calendário oficial de eventos do MTG”, afirma.

           
Mais novidades sobre a edição deste ano serão divulgadas em breve.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Vem aí o 30º Seminário Estadual de Prendas, em São José do Ouro


          O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove,através de suas prendas estaduais e da vice-presidência de Cultura, o  30º Seminário Estadual de Prendas, desta feita em São José do Ouro, 29ªRT, no dia 04 de março.
          A temática será: "A juventude tradicionalista canta seus ícones" e o palestrante convidado é mestre nesta área, Vinicius Brum, presidente do IGTF. A anfitriã será a 2ª prenda do RS, Luise Morais. As inscrições estão abertas no site do MTG: www.mtg.org.br 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Reunião em Rolante tratou de FECARS, ENART e FENART

            No ensolarado sábado, dia 18 de fevereiro, os Coordenadores Regionais foram até Rolante, cidade que sediará, em março, a Festa Campeira do RS, para a reunião ordinária e, ainda, envolvendo diretores artísticos, culturais, jurídicos, de esporte e campeiros.
             Já na abertura o presidente Nairo passou a pauta envolvendo as inter-regionais do ENART, a final, a FECARS, o Nacional, em Querencia, o tema do voluntariado, assuntos da secretaria de agricultura do estado, o novo sistema que será implantado (apresentado por Wilson Porto, de Brasilia) e da divisão das reuniões por setores.
             Mais de 200 pessoas estiveram presentes à produtiva reunião e seus desdobramentos por setores (departamentos).
            A reunião de Coordenadores Regional deliberou também que o  66º Congresso Tradicionalista Gaúcho será realizado nas terras da 2ª Região Tradicionalista, na cidade de São Jeronimo, em janeiro de 2018.
 Definidos locais das inter-regionais do Enart 2017

            As três etapas regionais do Encontro de Artes e Tradição, cuja final será realizada em Santa Cruz do Sul no mês de novembro, já têm locais e datas. A primeira etapa será em Santo Ângelo, nos dias 26 e 27 de agosto, na 3ª Região Tradicionalista. A segunda será realizada em Uruguaiana, no dia 30 de setembro, na 4ª Região Tradicionalista, e a terceira em Canoas, nos dias 21 e 22 de outubro, na 12ª Região Tradicionalista.
            Cada etapa, segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, reunirá dez regiões tradicionalistas e definirá os participantes da grande final. Os locais foram anunciados no sábado, dia 18 de fevereiro, em Rolante, quando o MTG realizou reunião com os coordenadores regionais e diretores artísticos, culturais, jurídicos, de esporte e campeiros.  (Sandra Veroneze/Ass.Imprensa)






segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Iniciados preparativos da 47ª Ciranda Cultural de Prendas

          O presidente do MTG, Nairo Callegaro, esteve na manhã de segunda-feira, 13 de fevereiro, em Bagé. O objetivo foi reunir-se com o prefeito Divaldo Lara e com o Secretário de Cultura, Fabiano Marion, para tratar da 47ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá no município nos dias 25 a 27 de maio. Também estiveram presentes a vice-presidente de Administração do MTG, Elenir Winck, a primeira prenda do Rio Grande do Sul, Roberta Jacinto, o coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Bittencourt Silveira.

           A Ciranda Cultural de Prendas é um dos eventos mais tradicionais do MTG e abrange as modalidades mirim, juvenil e adulta. Anualmente, escolhe dentre as candidatas aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Segundo o presidente do MTG, um dos principais méritos do concurso é envolver as comunidades, desde a base, que é o CTG, para a preservação da cultura gaúcha, promovendo o sentimento de orgulho e pertença para o resto da vida.

           Para a escolha das prendas são realizadas avaliações de escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica ou arte tradicional e relatório de atividades.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Extra!!! Extra!!! Saiu o Eco da Tradição de Fevereiro

Olhem ai, o Eco da Tradição de Fevereiro.. quentinho, saindo do forno....
Editorial do Presidente - Questionamentos e mudanças: É apenas o começo
Charla Campeira - Paixão Cortes desafia: O que é o Bitango?
Eco Entrevista - Bicampeão de Violino do ENART e Blogueira do Cantinho Gaúcho
Conheça o perfil dos Coordenadores Regionais
Superação - No Eco de Fevereiro a história de quem conseguiu superar a crise e fazer seu CTG crescer de novo. O que fez? Veja na página 17

CTGs como Patrimônio Cultural da Unesco

MTG e MinC organizam candidatura e apresentação

           O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, e a vice-presidente de Administração e Finanças, Elenir Winck, receberam na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro, o Secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura, Adão Cândido.
O encontro aconteceu na sede da instituição, em Porto Alegre, e teve como pauta a Declaração de interesse na candidatura dos Centros de Tradições Gaúchas ao Registro de Melhores Práticas, pra apresentação na Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
“Estou convencido de que os CTG atuam como importantes núcleos de transmissão dos valores tradicionalistas gaúchos no Brasil e figuram como instrumentos essenciais para a salvaguarda das expressões que integram o conjunto de símbolos, práticas, rituais e manifestações artísticas associadas à identidade gaúcha”, afirmou Adão Cândido.

           Para o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a iniciativa é de suma importância para chancelar o trabalho de resgate e preservação da cultura gaúcha desenvolvido de maneira organizada, enquanto movimento, há 50 anos e de maneira espontânea desde a década de 1940, quando oito jovens retiraram uma centelha da pira da Pátria, gerando a Chama Crioula, que até hoje é gerada anualmente, mantendo vivo o espírito de amor e orgulho por sermos gaúchos.

           Atualmente, encontram-se em funcionamento 2.835 CTGs, que se distribuem em todo o território nacional. Há, ainda, 12 CTG instalados fora do país (Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Paraguai e Portugal). Integrados a MTG, eles têm como principais objetivos norteadores da atuação preservar, promover e divulgar o tradicionalismo gaúcho, por meio de atividades esportivas, campeiras, sociais, assistenciais, culturais, artísticas e recreativas; promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; a promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar da participação; a promoção do voluntariado; a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

Editorial do Presidente - Questionamentos e mudanças: é apenas o começo

           Saímos do 65º Congresso Tradicionalista de Bento Gonçalves com algumas certezas e muitas dúvidas. As convicções ali formadas e reforçadas indicam uma direção que já vínhamos apontando durante o ano de 2016. Nada aconteceu por um acaso divino, mas sim como resultado de um trabalho capaz de despertar em todos os setores do Movimento a disponibilidade para questionar muitas situações estabelecidas e construídas há anos – situações estas que tolhem mudanças e ajustes necessários para melhorar o processo em torno do bem da coletividade.

            Por um instante tivemos a sensação de que saímos de um dos melhores congressos dos últimos anos, pois tivemos debates e participação de setores do Movimento que nunca estiveram em evento similar. Acredito que isto sinaliza quão grande foi o período que passamos sem exercitar verdadeiros debates, sem a possibilidade de efetivamente construir novos caminhos, novas alternativas. Isto nos leva ao diagnóstico de que precisamos urgentemente aprofundarmos várias questões com o objetivo de encontrarmos as soluções e minimizar os problemas enraizados.

            Todo o sistema mantido ao longo de muitos anos, por consequência, leva a alguma acomodação, com facilidades para alguns e dificuldades para outros. É neste contexto que entra o MTG com a condição de remodelar este sistema, encontrar um novo formato que permita novos horizontes. É natural que neste cenário surjam dúvidas. De que forma podemos romper com alguns modelos existentes e estabelecer um novo formato mais coletivo e que seja contemplativo a todos?
Voltar ao passado e fazer como fizemos no início jamais conseguiremos. Devemos ter a clareza e a capacidade de absorver as movimentações sociais e os anseios de uma sociedade que quer conhecer verdadeiramente a essência e os objetivos que norteiam o Movimento Tradicionalista Gaúcho. O momento é o mais adequado para que possamos iniciar estas mudanças, que eu chamaria de adequações a uma nova realidade social que vivemos.

             A sociedade está se reformulando, buscando um ponto de equilíbrio e tentando refazer uma estrutura esfacelada. Enganam-se aqueles que acreditam que o Movimento encontra-se desarticulado, aqueles que apostam em divisão, que apostam em falta de unidade e união. Alguns setores externos pensam desta forma, pequenos grupos imaginam esta situação, procuram desestabilizar, confundir interesses pessoais com projetos coletivos. Mas a verdade é que vivemos um momento de extrema importância, um momento de uma retomada de consciência onde todos perceberam a necessidade de realinharmos nossa caminhada. Todos os setores do Movimento, em todas as suas camadas, estão unidos e voltados a edificarmos esta nova obra.

            Vamos tirar muitos de sua zona de conforto, vamos desarticular interesses de pequenos grupos que circulam como satélites sem brilho à nossa volta. Temos a convicção que a verdadeira sociedade tradicionalista busca unidade e está forte neste realinhamento. Este é nosso grande propósito, sem medo, sem receios, sabendo que é difícil, mas convictos de que podemos e devemos fazer. Este é O momento, esta é a hora. Vamos juntos fazer esta grande retomada das rédeas do Movimento.

Força e luz a todos.

Nairo Callegaro
Presidente do MTG

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Estão abertas as inscrições par ao 30º Seminário Estadual de Prendas

           Estão abertas a partir de 06 de fevereiro a 25 de fevereiro, as inscrições para o 30º Seminário Estadual de Prendas a realizar-se no dia 04 de março de 2017, No CTG Piquete da Querência - São José do Ouro, 29ª RT.

As inscrições poderão ser realizadas através do link abaixo.
http://mtg.org.br/eventos/579

Programação:
EVENTO: 30º Seminário Estadual de Prendas
Temática: “A JUVENTUDE TRADICIONALISTA CANTA SEUS ÍCONES
Data: 04 de Março de 2017
Local: CTG Piquete da Querência – São José do Ouro/RS - 29ª RT
Endereço: Avenida Antônio Finco, 421

7:30:00hs – Café da manhã, recepção e confirmação de inscrições
9:00hs – Abertura oficial
9:30hs –  Teatro – “No Galpão”
10:15hs – Palestra: História da Musica Gaúcha - Palestrante: Vinicius Brum
12:00hs – Intervalo para o almoço
14h - Mesa redonda com diversos convidados.
15:00hs – Atividades Culturais 
17:30 – Encerramento do evento
- Inscrições pela internet junto ao site do MTG até 25 de fevereiro impreterivelmente
- Os certificados de prendas e peões serão entregues posteriormente.
- Não haverá inscrições no local."