quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Atenção para alteração na programação da Inter-reginal do ENART

           Por questões técnicas foram necessárias algumas alterações da programação de domingo para a Inter de Venâncio, iniciando as danças tradicionais as 7h
José Roberto Fischborn

SÁBADO – 24/09/2016
 8h 30min. Palco 1 – Danças Tradicionais (Força B) – Classificatória
      Palco 2 – Danças de Salão – Classificatória
                    Palco 3 – Declamação Masculina – Classificatória 
                    Palco 4 – Declamação Feminina – Classificatória
                    Palco 3 – Após termino da categoria Encontro (painel) de Manifestações
                    Palco 5 – Intérprete Solista Vocal Feminino – Classificatória
                    Palco 6 – Intérprete Solista Vocal Masculino – Classificatória
13h 30 min –  Palco 1 -Abertura oficial da Inter Regional
15h Palco 7 – Chula- final  

DOMINGO 25/09/2016
7h    – Palco 1 – Danças Tradicionais (Força B) – Final
         – Palco 1 – Danças Tradicionais (Força A) - Final
8h30 – Palco 2 – Danças de Salão – Final
8h30 – Palco 4 – Declamação Masculina e Causo – Final
8h30 – Palco 4 – Declamação Feminina e Trova – Final
8h30 – Palco 5 – Interprete Solista Vocal Masculina e Feminina – Final
8h30 – Palco 6 – Gaita Piano e Violão 

IDENTIFICAÇÃO DOS PALCOS
Palco 1 – Ginásio Poliesportivo
Palco 2 – Pavilhão Agropecuário
Palco 3 – Auditório parte superior
Palco 4 – Auditório ASMUVA
Palco 5 – Palco Super Lenz
Palco 6 – CTG Erva Mate
Palco 7 –  Morada Velha

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do MTG será em outubro

           O Movimento Tradicionalista Gaúcho, criado no ano de 1966, completa neste ano de 2016, 50 anos de fundação. Para assinalar esta data, o deputado federal Afonso Hamm, é o proponente de Sessão Solene em homenagem a entidade. O evento está marcado para o dia 11 de outubro, às 10h, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara.

           O deputado Afonso Hamm, que tem forte ligação com o tradicionalismo e na Câmara dos Deputados tem defendido a manutenção dos Rodeios, ressalta a importância desse evento para demonstrar a valorização do movimento.

           O MTG/RS, presidido por Nairioli Antunes Callegaro, une diferentes gerações e congrega mais de 1700 entidades tradicionalistas legalmente constituídas, conhecidas por Centro de Tradições Gaúchas e outras denominações como piquetes e departamentos tradicionalistas. Esta entidade, criada no Rio Grande do Sul e espalhada em todo Brasil, inclusive em outros países, tem como propósito resgatar o desenvolvimento da cultura tradicional gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um meio de formação de cidadania.

Evento – Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do MTG
Data – 11 de outubro (quarta-feira)
Horário – 10h
Local – Plenário da Câmara dos Deputados

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MTG recebe homenagens pelo Rio Grande

Adicionar legenda
           Na tarde do dia 12 de setembro, a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de São Francisco de Assis, realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A iniciativa foi da Vereadora Sonia Nemitz (PP) e contou com a presença do Presidente do MTG, Nairo Callegaro, do Coordenador da 10ª RT, Olacides Fortes da Silveira, do Diretor Cultural da região, Valdevi de Lima Maciel, da 1ª Prenda Regional, Vanessa Fontana Maciel, da 1ª Prenda Juvenil da 10ª RT, Pauline Rivas Comis, da 2ª Prenda Juvenil, Jaíne Severo, e do 1º Piá Regional, Daniel Flores Pereira, entre outros vários jovens tradicionalistas das entidades e do município, bem como, patrões e membros de patronagens.
Valdevi  de Lima Maciel, Vanessa Fontana Maciel e nairo Callegaro / Foto: Divulgação

Foto: Maria Edite Callegaro/Facebook -  São Sepé
                  Em São Sepé, sessão solene em homenagem ao MTG, foi no dia 06 de setembro.

                 Na capital das Missões, a vice-presidente de cultura do MTG, Elenir Winck, representou o MTG na homenagem no CTG 20 de Setembro.
Homenagem no Alegrete

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Editorial do Presidente - Somos todos gaúchos

           Que sentimento é este que nos move e que nos toma a todos no mês de setembro, independente de sermos tradicionalistas ou não? A cada setembro renasce esse espírito em cada gaúcho, homem, mulher, criança...

           A chama crioula percorre todos os rincões de nosso estado e  carrega este sentimento, refletindo vontades coletivas e individuais. Que poder é este, fascinante, envolvente, apaixonante, que nos faz trabalhar, abdicar de nossas vontades pessoais, profissionais, e até mesmo familiares, levando a uma dedicação que transcende nosso entendimento? É algo que nos une, fortalece, nos aponta um caminhar único, uma só direção. A cada mate, cevado e compartilhado, temos a oportunidade de refletir sobre nossa sociedade, nossas ações, o que realmente estamos contribuindo ou simplesmente ficamos a exigir, cobrar e não indicarmos novos rumos, novos caminhos, somente preocupados com interesses pessoais, de pequenos grupos. Por isso, a cada ano, setembro chega para revigoramos estas posições, para refletirmos, para quem sabe recomeçarmos, para entendermos o motivo pelo qual festejamos o vinte de setembro.

           Acima de festas, bailes, comemorações, devemos mergulhar em uma profunda reflexão de nossas posições, ações e comportamento. Este sentimento que invade a todos é algo diferenciado, que nos faz sermos um só. Talvez sejamos os centauros de outrora que defendiam com altivez, coragem, determinação e honradez seus ideais. Mas este sentimento é de pertencimento à nossa identidade regional, nossa cultura, nossas raízes, nossa formação, é algo que vem de geração em geração, é uma apropriação que devemos fazer de nossa história, mostrar quem somos, de onde viemos e para onde vamos, termos orgulho, fazermos valer e respeitar nossas posições. Acima de tudo, de qualquer evento criado, formatado, este algo que pertence a todos, o sentimento de sermos Gaúchos, os valores que lutamos para preservar, manter. Setembro permite mergulharmos com intensidade neste sentimento que é único, que é nosso, que é do Rio Grande, que nos inflama o peito, enche os olhos ao cantarmos o Hino Rio-Grandense com orgulho e altivez, porque ele nos identifica, diz quem somos, mostra nosso DNA. Estes momentos atuais, que vivenciamos, são construídos por todos, pela sociedade, por todas as classes, afinal este sentimento vem da alma, do coração de cada Gaúcho, é o nosso SER.

           Dedico estas palavras deste nosso sentimento ao grande amigo, que neste momento, quando comecei a escrever, parte para a estância Grande, para  onde uma dia todos iremos, sem restrição, sem discriminações, que fez deste sentimento uma forma de vida e valorização de  nossa cultura. Escrevo com o coração apertado e triste. Vá com Deus meu amigo, ex diretor campeiro da 1ª Região Tradicionalista, ex-patrão do DTG Lenço Colorado, Paulo Renato Bellarmino. O sentimento permanece em cada coração e atitude dos sul rio-grandenses


domingo, 4 de setembro de 2016

45 mil pessoas no primeiro final de semana do Acampamento Farroupilha

                  O primeiro final de semana do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre atraiu aproximadamente 45 mil visitantes. A intensidade maior de público foi no domingo, quando cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a programação, notadamente social com o receptivo nos piquetes e nas oficinas realizadas através do projeto Turismo de Galpão.

                  Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, os dados são da Brigada Militar e confirmam a expectativa inicial. ‘O Acampamento é aguardado com ansiedade pelos tradicionalistas e percebemos uma intensa programação especialmente dentro dos piquetes’, afirma.

                A abertura oficial do evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal, Movimento Tradicionalista e Fundação Cultural Gaúcha, será no dia 7 de setembro, a partir das 18h, com chegada da Chama Crioula. Após a solenidade, a partir das 21h, acontecerá show de Luiz Marenco.

               Aproximadamente 2 mil pessoas trabalharam na montagem do acampamento, que foi finalizada sexta-feira. A vistoria do Corpo de Bombeiros está prevista para segunda-feira, dia 5 de setembro.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Comunicado - FEGADAN

            O MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho informa que o Fegadan – Festival Gaúcho de Danças, que anualmente vinha acontecendo na cidade de Caxias do Sul durante o mês de outubro, não será realizado em 2016. Dificuldades financeiras, neste momento delicado que o Brasil atravessa, influenciaram na decisão. Os organizadores informam que os esforços neste momento estão concentrados para a realização da edição de 2017. 

Nairo Callegaro – Presidente do MTG
José Roberto Fishborn – Vice-Presidente Artístico do MTG