segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prefeito de Porto Alegre recebe comitiva do MTG

O Prefeito José Fortunati recebeu na tarde desta segunda feira, 29 de fevereiro, o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, e a comitiva do MTG.

           Durante o encontro, Nairo, na condição de presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, avaliou e conversou com o prefeito Fortunati sobre diversos assuntos, entre eles, o Acampamento Farroupilha e o cinquentenário do Movimento.
          O Prefeito fez questão de salientar que o MTG é o parceiro realizador do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, confirmado pelo Secretário Roque Jacoby e o Coordenador de Tradição e Folclore da capital, Giovani Tubino. “Se o MTG não puder ser o parceiro realizador do Acampamento, então não realizaremos o evento” – frizou Fortunati.
          Nairo entregou a programação dos festejos relativos ao cinquentenário do MTG, convidando o prefeito a comparecer naqueles que sua agenda permitir. Estiveram, também, presentes a reunião Algenor Luvison, vice-presidente da CBTG, Gustavo Bierhals, vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Vanessa Welter, diretora de provimento e marketing da FCG, Lara Lindenmeyer, produtora cultural e Dona Edite Callegaro. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Abertas inscrições para o Seminário Estadual de Prendas

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho abriu inscrições para o 29º Seminário Estadual de Prendas, que acontece no dia 5 de março em Lagoa Vermelha, tendo como tema "MTG – 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha".

          O evento acontecerá no CTG Alexandre Pato (BR 285, km 74). Confira a programação:
8:00hs – Recepção e confirmação de inscrições
9:00hs – Abertura oficial
9:30hs – Palestra – “O sentido e o valor do tradicionalismo”, com Jarbas Lima
10:15hs – Mesa redonda com Jarbas Lima, Hélio Ferreira, Toni Sidi Pereira e prendas e peões.
12:00hs – Intervalo para o almoço
14:00hs – Atividades Culturais
16:30 – Encerramento do evento

As inscrições devem ser feitas pelo site do MTG, pelo link: http://www.mtg.org.br/eventos/468.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MTG adere ao RedeConecta da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do RS

O Movimento Tradicionalista Gaúcho aderiu ao Projeto RedeConecta, do Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas (DEPPAD/RS) da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul.

            A solenidade de oficialização da parceria aconteceu no sábado, 20 de fevereiro, durante a reunião entre diretoria e coordenadores regionais, realizado na sede da 1ª Região Tradicionalista. Na ocasião, esteve presente, além do presidente do MTG, Nairo Callegaro, o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas, Rangel Cardoso, e o assessor do Departamento, Diogo Scapin.

        A RedeConecta é uma ferramenta digital que visa informar a população dos serviços que já existem relacionados ao tema drogas e disponibiliza informações sobre serviços de saúde, telefones e links para sites com assuntos relacionados, entre outras informações, além de georrefenciamento em mapas de fácil leitura (incluem Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, Comunidades Terapêuticas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e Hospitais). O aplicativo, disponível para Android, apresenta todas as informações de uma forma simples e interativa, contando também com algumas facilidades, como sistema GPS e ligações com apenas um toque na tela, facilitando o acesso aos serviços.

        Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a instituição está engajada em iniciativas que promovam o bem-estar e saúde de seus integrantes. “Na questão de drogas, especificamente, temos como mote proporcionar uma ocupação saudável aos nossos jovens, de forma que o tempo que seria ocioso possa ser ocupado com dança, estudo de nossa história e cultura nos CTGS, entre tantas outras atividades”. 

O RedeConecta pode ser acessado pelo link https://sites.google.com/site/downloadappdep/     ou https://sites.google.com/site/redeconectars/ 

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MTG reúne diretoria e coordenadores para organização da agenda de trabalho 2016

O presidente Nairo Callegaro destacou as comemorações pelos 50 anos da instituição

           O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, reuniu a diretoria e coordenadores regionais na sexta, dia 19, e sábado, dia 20, para o encontro de abertura da agenda de trabalho deste ano. Os encontros aconteceram respectivamente na sede do MTG e na sede da 1ª Região Tradicionalista em Porto Alegre, com extensa agenda envolvendo todas as vice-presidências: Administração e Finanças, Cultura, Campeira, Esportes Campeiros e Artística, bem como a Comissão dos Festejos dos 50 anos do MTG. 
           Em seu pronunciamento de abertura, Callegaro falou sobre a singularidade e importância de 2016, quando a instituição completa meio século de história. “Estamos aqui porque herdamos e acreditamos neste sonho e é fundamental que entendamos a grandeza desta instituição”, afirmou. O convite é no sentido de fazer deste um ano especial para cada tradicionalista, CTG, Região e MTG, honrando as origens. 
 Vejam que estamos em uma instituição onde o que se discute é regulamento. Ninguém discute os documentos que balizam nosso movimento, como a Carta de Princípios. Este é o valor desta instituição. Que outra instituição, em nossa sociedade, preserva valores como o MTG?”, perguntou.

            Callegaro reiterou o trabalho de continuidade da diretoria, lembrando que nos últimos dois anos muitas das dificuldades foram amainadas, mas que o desafio permanece e que a instituição obterá êxito se continuar com pulso firme em sua gestão. Nesse sentido, chamou cada coordenador a de fato se engajar nas iniciativas, lembrando que as decisões são tomadas em conjunto e que o MTG são todos os tradicionalistas.  “É fácil ficar de fora e criticar, achar defeitos. Difícil é achar soluções e assumir verdadeiras responsabilidades”, falou.


          O presidente do MTG também anunciou alguns avanços que serão implementados neste ano, principalmente na área artística. A diretoria está trabalhando no sentido de tornar todo o processo mais transparente, proporcionando que as notas, em eventos como por exemplo o Enart, sejam divulgadas em tempo real. Outra novidade é a adoção de notas por soma, e não mais por média. ‘Vamos fazer o investimento necessário’, afirmou.
           Em seu pronunciamento, Callegaro também apontou para algumas áreas que necessitam melhorias, como por exemplo o diálogo com a sociedade, o diálogo com a imprensa, e o próprio diálogo interno. “Temos muitos fóruns para análise e discussão de nossos assuntos e toda crítica construtiva será bem-vinda”, afirmou, tecendo uma crítica a tradicionalistas que se expõem em mídias sociais, negligenciando o caminho correto para resolução de seus problemas, seja dentro do CTG ou da Região Tradicionalista. 
           Por fim, Nairo Callegaro informou que o MTG já foi procurado por algumas prefeituras que pretendem fazer sessões solenes em homenagem ao cinquentenário da instituição e que este é um ano para exercitar valores como a firmeza na hora da tomada de decisões, mas também a moderação e o discernimento. “Precisamos andar juntos”, concluiu.
Texto: Sandra Veroneze
Foto montagens: Rogério Bastos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

No dia do campeiro, comitiva do MTG visita o governador do estado

Presidente do MTG, Nairiolli Callegaro, juntamente com seus vice-presidentes, visitou o governador José Ivo Sartori, na tarde desta quinta, 11 de fevereiro, dia do campeiro
          A visita ao Governador José Ivo Sartori, feita pela comitiva, formada pela diretoria do MTG, recentemente empossada, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, o presidente do IGTF, Vinicius Brum e o Diretor Técnico Ivo Ladislau.
           O Movimento Tradicionalista Gaúcho foi representado pelo  Presidente do MTG, Nairo Callegaro, e seus vice-presidentes: de Cultura, Elenir Winck, de Administração e Finanças, Nilton Otton, Campeiro, Jose Araujo,e de esportes campeiros, Matim Guterres Damasco.
           Estiveram presentes, também, o vice-presidente da Fundação Cultural Gaucha - MTG, Gustavo Bierhals, a diretora de provimento e Marketing da FCG, Vanessa Welter, a assessora de imprensa do MTG, Sandra Veroneze, o vice-presidente da CBTG, Algenor Luvison e o assessor de comunicação da CBTG, Rogério Bastos.
           Na ocasião, o presidente apresentou convite para as festividades em homenagem ao Cinquentenário do Movimento, em outubro, ressaltando a importância da parceria entre os dois órgãos para o sucesso das iniciativas. Sartori também falou sobre a necessidade da formação de parcerias e de ter criatividade para viabilizar programas e eventos. “Com todas as dificuldades que temos, a vida local é que faz a economia girar. A participação de vocês na agenda de eventos do estado é prova disso e mostra do que o gaúcho é capaz”, disse o governador.
          O Secretário Estadual de Cultura, Vitor Hugo, durante o encontro sugeriu a realização de uma exposição, no Memorial do Rio Grande do Sul, sobre os 50 anos do MTG, com documentos, fotos, para que as novas gerações possam conhecer o caminhar da instituição. Também esteve em pauta o calendário de eventos do MTG para 2016, que tem como um dos destaques o Acendimento da Chama Crioula em Triunfo, na Ilha de Fanfa, onde o general Bento Gonçalves foi preso na época da Revolução Farroupilha. O presidente do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Vinícius Brum, também participou da reunião, ressaltando a proximidade entre MTG e IGTF e a importância do MTG enquanto organização social. 

          Um outro encontro aconteceu dia 12 na Secretaria Estadual de Cultura, com a presença do Secretário Vitor Hugo, do presidente do IGTF Vinícius Brum e da Diretora de Programação da TVE, Tania Moreira. Nesse encontro, esteve em pauta a realização de um evento em parceria com a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em homenagem aos 50 anos do MTG. A TVE também apresentou interesse na realização ao longo de 2016 de coberturas e programas especiais contando a história da instituição e sua relevância para a preservação do simbolismo do gaúcho e outros aspectos. O presidente do IGTF, Vinicius Brum, ressaltou a importância de um trabalho de comunicação que trabalhe o conceito do tradicionalismo. 

O presidente do MTG, Nairioli Callegaro, avalia positivamente os dois encontros. Segundo ele, nas parcerias mais fortemente se constrói um objetivo comum.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Presidente do MTG prestigia posse da Coordenadoria da 1ªRT

         Tomou posse, na noite desta quinta-feira, 04 de fevereiro, a coordenadoria da 1ªRT. O evento aconteceu na sede da região, na zona sul da capital e contou com mais de 200 pessoas.
          O Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, esteve presente para prestigiar a posse, juntamente com Nilton Otton, seu vice-presidente de administração e finanças.
          Diversos patrões estiveram presentes na posse, visitantes, tradicionalistas e autoridades. A erva Mate Barão, parceira há anos da 1ªRT e, recentemente, do MTG, esteve presente preparando chimarrão para todos os gostos.


         Além da coordenadoria com seus diretores, foram empossados, também, os subcoordenadores regionais.

Extra!!! Extra!!! Saiu o Eco da Tradição de Fevereiro


Editorial do Presidente - As Referências

       
          A nossa sociedade é construída e alicerçada em cima de referencias, sejam elas pessoais, na maioria das vezes, ou de instituições e empresas. Estas referências podem ser positivas as quais podemos nos espelhar e buscar o aprimoramento de nosso convívio pessoal para estabelecer um crescimento sustentável e harmonioso. Por outro lado existem exemplos que não podemos seguir, negativos, que desconstrói um modelo social adequado de boa e respeitosa convivência. 

          Um exemplo pessoal de contribuição para a sociedade, que busco na memória, é o Gen. Flores da Cunha, governou o estado durante sete anos, sem aumentar ou criar novos impostos, abriu o estado ao desenvolvimento, implantou as Secretarias de Educação, da Saúde e da Agricultura, o instituto de Previdência do estado, a Universidade do Rio Grande do Sul e a Frota Rio-Grandense, com navios frigoríficos para exportar a carne gaucha, aumentou das linhas ferroviárias, asfaltou estradas, e a construiu de escolas. Este é, e sempre será uma referência pessoal de nossa sociedade, como pessoa, como cidadão.

          Em nossa sociedade encontraremos varias empresas e instituições que são referências e marcaram tempo e importância em nossa história. Mas chamo aqui a atenção uma instituição que tem muito haver com nossas vidas,  chamada de MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho,  este chega ao ano do seu cinqüentenário como uma referencia social por toda sua trajetória, sua responsabilidade de preservação e transmissão de valores culturais e de nossa identidade como gaúchos.  O MTG representa para as instituições governamentais, a sociedade civil e tradicionalista a preservação e manutenção de valores sociais, éticos e morais. Construiu uma identidade própria e sólida capaz de atravessar este meio século, alicerçada em objetivos claros, documentos, como nossa carta de princípios, e outros.

           Vejam a grandiosidade do MTG, não estamos falando de normas, regulamentos, formas de funcionamento, estamos falando em fundamentos filosóficos, estudos, pesquisas, valores maiores que constituem esta entidade, documentos a serem estudados em todos os momentos e que achamos as respostas a nossas perguntas. Regulamentos, normas, mudamos a qualquer momento, agora objetivos e aspectos fundamentais, estes são raras as instituições que tem a capacidade de construção e sustentação perante a sociedade.  Esta capacidade de enfrentamento social é reservada a poucos, aqueles que têm plena consciência de suas atitudes, de suas origens, que escolhem com clareza e lucidez um modelo social de vida, que acreditam num bem estar coletivo, que afastam interesses pessoais do âmbito promocional e financeiro. Longe desses interesses o   MTG  nasceu e estruturou-se, acredito nesta instituição, acredito em seus valores, em sua pessoas,   tenho certeza  da grandiosidade e importância social de nossa instituição.

            Assim como nossa referência pessoal citada acima, quero estabelecer uma relação de trabalho e dedicação por esta causa, sem vantagens, sem promoções e sim o bem estar coletivo e a prosperidade de todos numa convivência de muita harmonia. Chamo a todos para estudar e debater profundamente nossos objetivos e aspectos fundamentais neste ano do cinquentenário de nossa instituição referência o MTG – desta forma sairemos mais  fortalecidos e unidos.
Por Nairioli Antunes Callegaro
Presidente do MTG