quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Extra! Extra! Saiu o Eco da Tradição de setembro

O tempo e o vento com estréia nacional marcada para dia 27/09, mas com estreia  no Rio Grande do Sul para dia 20.

Sugestão de livro não poderia ser outra: O RS no imaginário Social. Tu já tens essa maravilha de obra?

Lançado o ENART 2013 com a promessa de muitas melhorias na infraestrutura...

Omar Lopes, no opinião, fala sobre " a chave do sucesso" - e sobre isso tem Know how...

Tema 2013 dos festejos: O Mate do João Cardoso

Eco da Tradição recebe distinção da Comissão Gaúcha de Folclore

Piá 21 traz tudo sobre a revolução farroupilha...

Presidente Bertolini faz Balanço...

Lançado o ENART 2013


          Na noite de 28 de agosto, aconteceu, no salão da Bierhaus, em Santa Cruz do Sul, o lançamento oficial da 28ª Edição do ENART - Encontro de Arte e Tradição.
       Presentes ao evento, autoridades municipais e estaduais, tradicionalistas e a comunidade santa-cruzense. Representando o prefeito municipal, que teve de viajar, o secretario de desenvolvimento econômico, turismo, ciência e tecnologia, Cesar Antonio Cechinato, disse que a prefeitura de Santa Cruz irá se empenhar em organizar o maior ENART de todos os tempos e, de preparar a cidade para receber os turistas com muita organização.
 
         O Presidente Erival Bertolini acrescentou a preocupação em proporcionar melhores condições aos acampados na estrutura do Parque. Manifestaram-se ainda, o Coordenador da 5ªRT, Luiz Clóvis Vieira, e o veterano Jorge Rohr, que lembrou a importância de Armando Ghewer, tantos anos à frente da comissão que organizou o ENART.
 
          Brindaram o evento com musicas o coral do CTG Porteira Velha de Novo Hamburgo e o grupo Sinuelo, de Santa Cruz do Sul.
            O Vice Presidente de eventos, Gelso Miola, e o Diretor de Comunicação do MTG, Elomir Malta conduziram o cerimonial de lançamento do ENART 2013.

             A 5ª região esteve muito bem representada pelas prendas regionais e pelos seus peões. Coordenador, Luiz Clóvis Vieira e o sempre prestativo Paulo Cardoso, com seu neto, sempre ao seu lado.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nota de falecimento

         É com grande pesar que o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul noticia o falecimento de José Rubens Sartori, ex-presidente do MTG do Paraná, da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha. Acometido de um AVC, Sartori faleceu aos 59 anos de idade, em Campo Mourão, Paraná, e foi sepultado por volta das 17 horas desta segunda-feira, dia 26, no jazigo da família, onde está o corpo de seu pai.  

         Rubens Luiz Sartori era catarinense, nascido em Ouro-Capinzal em 20 de outubro de 1953, filho de Antônio Sartori e Olga Perez Sartori. Com quatro anos de idade mudou-se para Campo Mourão. Desde os tempos de ginasiano já versejava; tanto que, em 1968, na ocasião do “dia dos pais”, publicou a poesia “Ser Pai”, até hoje declamada e muito conhecida. Tão logo concluiu a Universidade, no início de 1977, iniciou atividade docente como Professor da antiga FACILCAM, paralelamente ao exercício da Advocacia.

         No movimento cultural gaúcho foi presença marcante, sendo um dos fundadores do CTG “Índio Bandeira”, Centro de Tradições Gaúchas de Campo Mourão - PR. Criou o conhecido “Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha” FEPART, que está na sua 13ª edição e cujo troféu aos seus vencedores leva o nome “RUBENS LUIZ SARTORI.

Telefones e computadores fora do ar

        Devido ao excesso de chuvas dos últimos dias os telefones e computadores da sede do MTG tiveram uma pane elétrica, que ,neste momento, estão sendo reparados. Qualquer urgência entrar em contato via celular. Provedor, webmail.mtg.org.br, também está fora do ar.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Departamento de música faz alerta

Sub-departamento de musica do MTG

Pelo facebook, Márcia Gusi, diretora do sub-departamento de música, faz alerta aos musicais para o ENART

“(...) Dando sequencia ao nosso trabalho desenvolvido nos últimos 03 anos, gostaríamos de ressaltar a valorização que empreendemos no trabalho de PESQUISA e ENVOLVIMENTO dos musicais com os grupos de dança e sua PROPOSTA TEMÁTICA, afinal, naquele momento, faz-se música para a dança tradicional gaúcha e, CADA ENTIDADE, possui uma personalidade única e diferenciada!
Este aspecto será analisado uma vez superado o critério da inexistência de descontos na planilha técnica (correção, execução e harmonia de conjunto) e, por fim, a valorização e a qualidade dos arranjos produzidos dentro dos critérios definidos na Nota de Instrução, são os elementos que nos conduzem a seleção dos destaques de acompanhamento musical dos grupos de dança!

Neste esteio tem sido nossa conduta como se pode exemplificar mais recentemente no JuvEnart e estamos sempre abertos a conversas e esclarecimentos!! Nunca cansamos de ressaltar: somos peças da mesma engrenagem momentaneamente em funções diferentes. Em nome de toda a equipe do Sub-departamento de Música do MTG, muito obrigada”.

Noticias da 30ª RT

30ªRT entrega comenda

Criada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho  a Comenda João de Barro tem a finalidade de prestar homenagem a pessoas e entidades tradicionalistas. A homenagem, materializada em um certificado, enaltece os serviços prestados ao movimento tradicionalista, e  pelo exemplar amor ao Rio Grande do Sul, traduzidos em atos concretos na defesa, manutenção e promoção da identidade cultural do gaúcho.
         A Coordenadoria da 30ª RT, do MTG/RS juntamente com os Patrões de sua área de abrangência, no ano de 2013, esta indicando para recebimento desta honraria os Srs. Marcos Alfredo Riegel, vice-prefeito de Campo Bom e Fernando Suris Bilhalva, patrão do Centro de Tradições Gauchas Campo Verde, de Campo Bom.
          A comenda será entregue por ocasião da comemoração do aniversario do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG/RS no dia 20 de outubro, na cidade de Espumoso

30ª RT promove seminário de prendas e peões
 
         O grupo de prendas e peões regionais e a diretoria cultural da 30ª RT estará promovendo o 1º Seminário de Prendas e Peões Farroupilha da região, dia 06 de setembro, na sociedade gaúcha de Lomba Grande, as 19h. O evento terá palestra de Altair Lima da Silva, da 2ª RT, e da 3ª Prenda do RS, Kelly Rocha. O ingresso será a doação de um brinquedo infantil.

XI Encontro de bandoneon de Passo Fundo

       
 No último dia 20 de agosto o Prefeito Luciano Azevedo recebeu o idealizador e responsável pelo XI Encontro de Bandoneon de Passo Fundo, Plinio Mena Barreto do Amaral, o Tio Mena como é conhecido.
         Na ocasião, estiveram na audiência o Pres. da Funzoctur Daniel Lech e o Assessor da SEDEC - Coordenador de cultura Pedro Almeida, e os empresários Hilton Araldi e Flávio Maritan da organização do evento.
         Na oportunidade, o Tio Mena entregou um mimo ao prefeito Luciano, juntamente com o Projeto de Lei do Deputado Dr. Basegio que oficializa Passo Fundo como a Capital Estadual do Bandoneon.
        As tratativas para o XI Encontro foram acertadas, sendo que a Prefeitura com o apoio da Sedec e Funzoctur estarão organizando e divulgando o Encontro que receberá músicos do RS, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Uruguai e Argentina, tornando Passo Fundo mais uma vez foco das atenções dos músicos do Estado e reforçando a idéia da cidade dos eventos e centro de cultura do Estado.
        O XI Encontro acontecerá em 16 de novembro no Centro de Eventos do Notre Dame com ingresso gratuíto.
        Para o Tio Mena " foi importante a acolhida que o prefeito Luciano nos deu e o seu comprometimento com a nosso Encontro, envolvendo as duas secretarias que tem como responsabilidade a divulgação e a cultura de Passo Fundo para que possamos realizar mais uma vez um encontro digno do tamanho da cidade e receber bem os músicos que se deslocam de outras cidades e países".
      Mais uma vez está prevista a apresentação da Orquestra Típica Argentina do Maestro Don Fernando Cassiet que dá um brilho especial ao evento e agrada a todos sobremaneira. O Tio Mena ainda apresentou ao prefeito o projeto para a criação de uma escola de música para ensinar jovens a tocar bandoneon, no que foi bem aceito.

domingo, 25 de agosto de 2013

Classificados na Inter-regional de Uruguaiana

Passaportes carimbados na Inter de Uruguaiana

DANÇAS TRADICIONAIS – FORÇA A
01.CTG PATRULHA DO OESTE - URUGUAIANA - 4ª
02.DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
03.CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA 13ª
04.CTG TRÍPLICE ALIANÇA - URUGUAIANA - 4ª
05.GTF CEL. APARICIO BORGES - SANTO ÂNGELO  - 3ª
06.CTG 20 DE SETEMBRO - SANTO ÂNGELO - 3ª
07.DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª

DANÇAS TRADICIONAIS – FORÇA B
01.CTF OS NATIVOS - SANTA MARIA - 13ª
02.DTCE MARCAS DO PAMPA - SANTA MARIA  - 13ª
03.CTG RINCÃO DE SÃO PEDRO - SÃO PEDRO DO SUL 13ª
04.AT PONCHO BRANCO - SANTA MARIA - 13ª
05.PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
06.GRUPO CAAMI FOLCLORE E ARTE - SÃO SEPÉ 13ª
07.CTG SEPÉ TIARAJÚ - SANTA ROSA - 3ª
08.GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO -  3ª

CHULA
JORGE LUIS VAGNER SOARES - CTG 20 DE SETEMBRO -SANTO ÂNGELO - 3ª
TAIZOR MACHADO DORNELES- GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO - 3ª
FRANCIEL DA SILVA SOUZA - CTG BENTO GONÇALVES - SANTA MARIA - 13ª
RAFAEL PALMA MACHADO - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
DOUGLAS MACHADO JARDIM - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
MARCELO LOVATTO BRUM - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
PEDRO ELIAS MORAES ALMEIDA - GRUPO CAAMI FOLCLORE E ARTE - SÃO SEPÉ - 13ª
LUIZ FELIPE QUINTANA M. JUNIOR - CTG PATRULHA DO OESTE  - URUGUAIANA  - 4ª

GAITA PIANO
01.RONISON ELIAS BORBA - DTG NOEL GUARANY  - SANTA MARIA - 13ª
02.ARIELL PINTO SCARMAGNAN - CTG COXILHA DE RONDA - SANTIAGO - 10ª
03.PATRICIO SALGUEIRO MADEIRA - CTG PATRULHA DO OESTE - URUGUAIANA - 4ª
04.LEONARDO BOSCHETTI - CTG QUERÊNCIA COSTEIRA - PORTO LUCENA - 3ª
05.CÁSSIO ROBERTO FIGUEIRÓ DA SILVA - CTG GALPÃO DA BOA VONTADE - PALMEIRA DAS MISSÕES - 17ª
06.CLAITON DA SILVA VIEIRA - AT PONCHO BRANCO - SANTA MARIA - 13ª

GAITA DE BOTÃO ATÉ OITO BAIXOS
01.IGOR DOS SANTOS CANABARRO - GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO - 3ª
02.LUAN ANDREY VIEIRA - CTG PASSO DO IJUI - ENTRE-IJUIS - 3ª
03.CRISTOFER SANTIAGO SISTI - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
04.FAORI MACHADO - CTG GALPÃO DE ESTÂNCIA - SÃO LUIZ GONZAGA - 3ª
05.GUSTAVO ALVES DE OLIVEIRA - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
06.HENRIQUE ISIDORO MOTA DE ALMEIDA - CTG COXILHA DE RONDA - SANTIAGO - 10ª
07.LUIZ PAULO PIZOLOTTO DOS SANTOS - CTG POMPILIO SILVA - SANTO AUGUSTO - 20ª
08.MAURO DALLA COSTA - CTG RODEIO DA QUERÊNCIA - FREDERICO WESTPHALEN - 28ª

GAITA DE BOTÃO MAIS DE OITO BAIXOS
01.CRISTOFER SANTIAGO SISTI - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
02.SILVANIR MACHADO ROBALO JUNIOR - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
03.GUSTAVO ALVES DE OLIVEIRA - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
04.MAURO DALLA COSTA - CTG RODEIO DA QUERÊNCIA - FREDERICO WESTPHALEN - 28ª
05.LUIZ PAULO PIZOLOTTO DOS SANTOS - CTG POMPILIO SILVA - SANTO AUGUSTO - 20ª

VIOLINO OU RABECA
01.JÉSSICA LEMOS GRINGS - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
02.BERNARDO VARONE - AT ESTÂNCIA DO MINUANO - SANTA MARIA -13ª

VIOLÃO
01.BRUNO M. NASCIMENTO - GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO - 3ª
02.PATRICKE MICHEL SPOHR - CTG CHAMA CRIOULA - SANTA ROSA - 3ª
03.GUSTAVO TAYNÃ LEAL DE MELO - CTG GALPÃO DE ESTÂNCIA - SÃO LUIZ GONZAGA - 3ª
04.JOSEMAR DIAS DTG NOEL GUARANY - SANTA MARIA - 13ª
05.EDUARDO JARDIM DA TRINDADE - CPF PIÁ DO SUL - SANTA MARIA - 13ª
06.CARLOS EURICO DA SILVA DOS SANTOS - CTG RINCÃO DE SÃO PEDRO - SÃO PEDRO DO SUL - 13ª
07.LUCIANO DA SILVA EBLING - AT PONCHO BRANCO - SANTA MARIA -13ª
08.LEONARDO SCHNEIDER ULLRICH - AT PONCHO BRANCO - SANTA MARIA - 13ª

CONJUNTO INSTRUMENTAL
01.OS FRONTEIRIÇOS - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO
01.FILIPE OELSNER COELHO DTG CLUBE JUVENTUDE ALEGRETE 4ª
02.MAURICIO FARIAS ROGON DTCE MARCAS DO PAMPA SANTA MARIA 13ª
03.CAÍQUE MELLO DT QUERÊNCIA DAS DORES SANTA MARIA 13ª
04.OLIVERIO OELSNER COELHO DTG CLUBE JUVENTUDE ALEGRETE 4ª
05.IGOR TADIELO CEZAR CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA SANTA MARIA 13ª
06.GUILHERME NASCIMENTO MONTE DT QUERÊNCIA DAS DORES SANTA MARIA 13ª
07.GABRIEL ZEPPE CTG QUERÊNCIA COSTEIRA PORTO LUCENA 3ª
08.PAULO SÉRGIO RAMOS DOS SANTOS DT QUERÊNCIA DAS DORES SANTA MARIA 13ª

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININO
01.BIANCA ANTUNES NUNES - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
02.ROBERTA DA SILVA SOARES - CTG SINUELO DA QUERÊNCIA - PALMEIRA DAS MISSÕES - 17ª
03.JAYRANI DE BRAGAS DA SILVA - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
04.LUANA GARCIA MACHADO - CTG PORTEIRA DAS MISSÕES - SANTO ANT. DAS MISSÕES - 3ª
05.ANA CLAUDIA DE BRAGAS - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
06.VERGINIA DA SILVA RIBEIRO - CTG CHAMA CRIOULA - SANTA ROSA - 3ª
07.ELENA VENTURINI - CTG OS VAQUEANOS - RESTINGA SECA - 13ª
08.PATRICIA PEREIRA PEDROZO CTG FARROUPILHA ALEGRETE 4ª

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO
01.FILIPE OELSNER COELHO - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
02.MAURICIO FARIAS ROGON - DTCE MARCAS DO PAMPA - SANTA MARIA - 13ª
03.CAÍQUE MELLO - DT QUERÊNCIA DAS DORES SANTA MARIA - 13ª
04.OLIVERIO OELSNER COELHO - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
05.IGOR TADIELO CEZAR - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA - 13ª
06.GUILHERME NASCIMENTO MONTE - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
07.GABRIEL ZEPPE - CTG QUERÊNCIA COSTEIRA - PORTO LUCENA - 3ª
08.PAULO SÉRGIO RAMOS DOS SANTOS - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª

TROVA MI MAIOR DE GAVETÃO
01.JOÃO VALMOR BARROS DA ROCHA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
02.JOÃO PEDRO BRUM DA ROSA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
03.ALDORI MOREITA TITO - CTG OSWALDO ARANHA - ALEGRETE - 4ª
04.RUBENS JOSÉ MARTINS - CPF PIÁ DO SUL - SANTA MARIA - 13ª
05.JULIANO COSTA DOS SANTOS - DTG NOEL GUARANY - SANTA MARIA - 13ª
06.RAFAEL SANTOS DA SILVA DTG NOEL GUARANY SANTA MARIA 13ª
07.ARI DE SOUZA FONSECA CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS TRÊS PASSOS 20ª

TROVA DE MARTELO
01.JOÃO VALMOR BARROS DA ROCHA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
02.JOÃO PEDRO BRUM DA ROSA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
03.ALDORI MOREITA TITO - CTG OSWALDO ARANHA - ALEGRETE - 4ª
04.ARI DE SOUZA FONSECA - CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS - TRÊS PASSOS - 20ª

TROVA ESTILO GILDO DE FREITAS
01.JOÃO VALMOR BARROS DA ROCHA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª
02.ALDORI MOREITA TITO - CTG OSWALDO ARANHA - ALEGRETE - 4ª
03.ARI DE SOUZA FONSECA - CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS - TRÊS PASSOS - 20ª

DECLAMAÇÃO MASCULINA
01.NAIRO COUTINHO - CTG BENTO GONÇALVES - SANTA MARIA - 13ª
02.FABRICIO DOS SANTOS VARGAS - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA - 13ª
03.LUIZ PAULO PIZOLOTTO DOS SANTOS - CTG POMPILIO SILVA - SANTO AUGUSTO - 20ª
04.JULIANO COSTA DOS SANTOS - DTG NOEL GUARANY - SANTA MARIA - 13ª
05.GUSTAVO TAYNÃ LEAL DE MELO - CTG GALPÃO DE ESTÂNCIA - SÃO LUIZ GONZAGA - 3ª
06.SERGIO MELGAREJO GUEDES DA LUZ - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA  - 13ª
07.LUIZ EDUARDO DA SILVA LIMA - DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA -13ª
08.ELMES FELIPE CARVALHO - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª

DECLAMAÇÃO FEMININA
01.ALINE MARTINS LINHARES - DTG NOEL GUARANY - SANTA MARIA -13ª
02.ELISIANE KIRCHHOF - CTG BENTO GONÇALVES - SANTA MARIA - 13ª
03.NATÁLIA OLIVEIRA DA FONSECA - DT QUERÊNCIA DAS DORES- SANTA MARIA - 13ª
04.JULIANE REZI BERTIM - CTG TRÍPLICE ALIANÇA - URUGUAIANA - 4ª
05.JULIANA SLOMA - CN BOITATÁ - SÃO BORJA - 3ª
06.CARMEM ELISABETE GUEDES DA LUZ - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA - 13ª
07.PATRICIA SILVEIRA GOMES - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE - 4ª
08.RAQUEL MACHADO - GTF CEL. APARICIO BORGES - SANTO ANGELO - 3ª

PAJADA
01.JOÃO VALMOR BARROS DA ROCHA - PTG JOÃO MANOEL - SÃO BORJA - 3ª

CAUSO
01.VITOR DE TARSO DOS SANTOS RISSI - GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO - 3ª
02.JOÃO HENRIQUE DE OLIVEIRA - GDF OS FARROUPILHAS - SANTO ÂNGELO - 3ª
03.JOÃO CEZAR MEDEIROS DE FARIAS - GTF CEL. APARICIO BORGES - SANTO ANGELO  - 3ª
04.RUBENS ROQUE WITEZAK DOS SANTOS - CTG A VOLTA DOS FARRAPOS - SANTO ANGELO - 3ª
05.JULIANO COSTA DOS SANTOS - DTG NOEL GUARANY - SANTA MARIA - 13ª
06.ELHEOVANDRO JOSÉ DOS SANTOS - DT QUERÊNCIA DA MEDIANEIRA - SANTA MARIA - 13ª

DANÇA GAÚCHA DE SALÃO
01.ANDRÉ KIRCHHOF e ELISIANE KIRCHHOF - CTG BENTO GONÇALVES - SANTA MARIA - 13ª
02.RODRIGO DA SILVA GONÇALVES e GABRIELA ALMEIDA DE SOUZA - DTCE MARCAS DO PAMPA - SANTA MARIA - 13ª
03.GUILHERME SCHNEIDER ULLRICH e NATALIA SANTOS HOLKEM - AT PONCHO BRANCO - SANTA MARIA - 13ª
04.VINICIUS MARTINS POZZER e DAISI SALDANHA - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA - 13ª
05.GLÊNIO GONÇALVES DA SILVA e MAIRA RODRIGUES COELHO - GN IBIRAPUITÃ - ALEGRETE - 4ª
06.JEAN LEONARDO HUBER e ANDRIELLI BATTÚ DA SILVEIRA - CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS - TRÊS PASSOS - 20ª
07.GABRIEL CAMPANHOLA BECKER e LAURA PANZER - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA SANTA MARIA - 13ª
08.EDUARDO PEREIRA DA SILVA e SCHEILA DIAS DA SILVA - CPF PIÁ DO SUL - SANTA MARIA - 13ª

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Começa mais uma inter-regional do ENART

               Com imagens cedidas pela "Estampa da Tradição", com Deivis Bueno, temos as primeiras imagens da inter-regional de Uruguaiana, na fronteira oeste do estado. Regiões Participantes: 3ªRT 4ªRT 10ªRT 13ªRT 17ªRT 20ªRT e 28ªRT.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atenção chuleadores - inter de uruguaiana

Circular n.º 1/2013

Passo Fundo, 22 de agosto de 2013.

Aos tradicionalistas participantes da Inter-regional Enart Uruguaiana  


Assunto: Número de passos concurso de chula

Informamos para os devidos fins que não houve alteração no número de passos do concurso de chula das etapas inter-regionais do Enart 2013.  Portanto, cada concorrente executará 7 (sete) passos.

LUIZ OCTAVIO VIEIRA
Sub-diretor Subdepartamento de Chula
Movimento Tradicionalista Gaúcho

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Agenda do Presidente Bertolini

*26 de agosto – 18h30m - Lançamento da 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul na casa da Assembleia no Parque de Exposições Assis Brasil, Expointer – Quadra 13, Esteio/RS.
*27 de agosto – 17h30m – Reunião com Secretário Lara na Secretaria do Trabalho – Av. Borges de Medeiros nº 1501/8º andar-Porto Alegre/RS.

*28 de agosto – Manhã – Reunião em Santa Cruz - ENART
                        - Tarde – Prefeitura
                        - 20hs – Coquetel Lançamento do ENART

*29 de agosto – 20hs – Theatro Treze de Maio em Santa Maria – Show Déborah Rosa.
*31 de agosto – 9hs – Reunião Conselho Diretor na Escola Rainha do Brasil

domingo, 18 de agosto de 2013

Jornal Eco da Tradição recebe homenagem

             A Comissão Gaúcha de Folclore e a Fundação Santos Hermann fizeram a cerimonia de entrega dos prêmios:

INGRESSO DE NOVO ASSOCIADO - Luiz Fernando Figueiredo
 MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSO INSTRUMENTOS DE CORDA
COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE- FUNDAÇÃO SANTOS HERRMANN

Violino
Bernardo Couto Varone Gonçalves – Santa Maria
Parla Macedo de Queiroz – Pelotas
Maciel de Toni – Bento Gonçalves

Violão
Guilherme de Oliveira – Porto Alegre
Ismael Bolzan – Caxias do Sul
Vitor Campagnolo – São Leopoldo

Viola
Gabriel Augustim – Porto Alegre
Sérgio Binna – Porto Alegre
Juliano Francisco Lersch – Sant. do Livramento

 Os Jornais Correio do Povo e Eco da Tradição receberam o Diploma de Amigos do Folclore.

DIPLOMA AMIGO DO FOLCLORE
Nicea Brasil
Maria Luiza Benitez
Jornalista Tulio Milmann
Jornal Correio do Povo
Jornal Eco da Tradição
Câmara Rio-grandense do Livro
 MOÇÃO DE  RECONHECIMENTO E APLAUSO – PROMOÇÃO DO FOLCLORE
Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs – Nova Petrópolis
XX  Festa das Etnias – 35 CTG
Associação Cultural Germânica de Caxias do Sul -  Ponto de Cultura  - Projeto Casa das Etnias
5º Festival Internacional de Folclore – Porto Alegre

MOÇÃO DE  RECONHECIMENTO E APLAUSO PARAFOLCLORE
Grupo Folclórico Mexicanisimo –  México
Kencana Pradipa – Indonésia
Amka Yemenite Dance Troupe – Israel
Companhia Folclórica do Rio / UFRJ  - Brasil
35 Centro de Tradições gaúchas – 35 CTG
Instituto Cultural Afrosul/Odomodê - Música e Dança – Porto Alegre
Grupo de Dança Alumbra España – Porto Alegre
Grupo de Danças Populares Andanças /UFRGS
Gina Vitola Danças  Ciganas e Árabes - Porto Alegre
CTG Tiarayú – Porto Alegre
Instituto Cultural e Artístico Raízes - Taquari/RS
Conjunto Folclórico Jovem Polônia - JOPOL
Fundação Kadima de Arte e Cultura – Porto Alegre
Nadima Murad – Dança do Ventre – Porto Alegre
Os Guerreiros
Grupo de Dança Raça Nativa - Escola Luterana São Marcos - Alvorada
Folclore Ucraniano Solovey - Canoas

MEDALHA DANTE DE LAYTANO
Fazenda do Boqueirão – Família Simões Pires
Emiliano Limberger
Estância da Poesia Crioula
Nereu do Vale Pereira
Otávio Capuano

Acesa a Chama Crioula do Rio Grande do Sul 2013

          Um sábado impecável.São Pedro deu o toque de colaboração para que a Província que leva seu nome, amanhecesse ensolarada. Milhares de pessoas chegavam à Santo Amaro de Sul, ainda durante a manhã, durante o cerimonial de acendimento da Chama. Só de cavalarianos, foram 1500.
                       Prefeitos, deputados estaduais, deputados federais,  secretários municipais dos mais diversos lugares do Rio Grande do Sul estiveram presentes, dada a magnitude do acendimento da Chama.
                            Os coordenadores Regionais, Conselheiros do MTG, cavalarianos, prendas e peões regionais, departamentos jovens se fizeram representar em Santo Amaro do Sul.
                   As prendas e peões do Rio Grande do Sul estiveram presentes no acendimento, e na parte da tarde, do II Seminário do Departamento Jovem, que teve palestras de Airto Timm e Paulo Gonçalves.
               As diversas delegações presentes fizeram questão de levar o registro da igreja que guardou por centenas de anos a lamparina que deu origem à chama.






            O  II Seminário Estadual da Juventude Tradicionalista atraiu centenas de jovens para Santo Amaro do Sul. Foram mais de trezentos inscritos para o evento.



Prendas e Peões do Rio Grande do Sul, como sempre, marcaram presença....

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Hoje em General Camara, a vida e obra de um Monarca

            Hoje a noite em Santo Amaro do Sul, em General Câmara, um bate-papo descontraído com o líder do grupo Os Monarcas. A oportunidade de conversar de perto, sem pressa, com um dos maiores ídolos da musica regional gaúcha.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Agenda do Presidente Bertolini

Agenda do mês de agosto/2013 do  Presidente Sr. Erival Bertolini

 *16 e 17 de agosto – Acendimento da Chama Crioula em Santo Amaro
*17 de agosto – 20hs – Jantar de Abertura do 5º Festival Internacional de Porto Alegre no 35 CTG –
*18 de agosto – 14hs – Entrega do Diploma de Amigo do Folclore para o Jornal Eco da Tradição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
19 de agosto – 8h30m – na sede da ADVB – Rua Celeste Gobbato, s/nº - Praia de Belas – Café da manhã de lançamento da Campanha e talk show “Rio Grande do Sim: O desafio da transformação” com participações: João Ruy Freire (Diretor de Relações Institucionais da Braskem), Péricles de Freitas Druck (Presidente da Habitasul), Ricardo Vontobel (Presidente da Vonpar), Telmo Costa (Presidente da ADVB/RS).
*22 de agosto – 16hs – Solenidade de Inauguração da Sede da Promotoria de Justiça de Vacaria – *23, 34 e 25 – Inter-regional em Uruguaiana
*28 de agosto – Manhã – Reunião em Santa Cruz
                        - Tarde – Reunião na Prefeitura
                        - 20hs – Coquetel Lançamento do ENART
*29 de agosto – 20hs – Theatro Treze de Maio em Santa Maria – Show Déborah Rosa.
*31 de agosto – 9hs – Reunião Conselho Diretor na Escola Rainha do Brasil

Oficio Circular de convocação par aos Narradores

Of.Circ. 18/13

                        Prezado Narrador:

                        Ao cumprimenta-lo cordialmente, com votos de saúde e sucesso junto aos seus familiares, aproveito a oportunidade para CONVOCÁ-LO para a Assembleia Geral Extraordinária do Departamento de narradores que se realizará no dia 27 de Agosto de 2013, às 09h30min, na sede da 13ª Região Tradicionalista, situada no Parque Itaimbé, Quiosque 01 (próximo ao SESC) na cidade de Santa Maria RS, com a seguinte ordem do dia:
1 - Alteração do Regimento Interno (A principal alteração trata de tornar regimental a taxa de contribuição ao Departamento).
2 - Definir prazos e forma de pagamento para Narradores que estejam com suas anuidades em atraso.
3 - Assuntos Gerais.
                  Sendo o que tínhamos para o momento aproveito a oportunidade para almejar-lhe boa sorte, deixando minhas cordiais;
Saudações Tradicionalistas.



José Eder Pacheco
Diretor do Departamento de Narradores

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Nota de Falecimento

               É com grande pesar que a Coordenadoria da 13ªRT e o MTG informam o falecimento de nosso Diretor de Esportes, Odilon Pozzobom.
               O velório será na Capela Santa Rita, em Camobi, e seu sepultamento será amanhã, às 10h30min, no Cemitério de Itaara.


  Ildo Wagner
  Coordenador Regional da 13ª RT
Erival Bertolini
Presidente do MTG

domingo, 11 de agosto de 2013

Sábado, acendimento da Chama Crioula do RS


Programação:
 
16 de agosto - Sexta-feira
7h00 – Recepção e credenciamento
20h – Palestra – A vida e a obra de um Monarca – com Nésio Correa (Gildinho) - Patrono dos festejos farroupilhas

17 de agosto - Sábado
7h00 – Recepção e credenciamento
8h30min – Concentração em ordem para distribuição da Centelha;
9h00 – Início da Cerimônia de Distribuição da Chama para as Delegações;
12h00 – Almoço

II Seminário Estadual da Juventude Gaúcha
14h15min – Palestra “Liderança Jovem”;
15h15min – Palestra “Pontos Históricos do RS”;
16h00 – Passeio Cultural em Santo Amaro do Sul
20h00 – Encerramento.

Dia 17, Seminário da Juventude Tradicionalista


Classificados em Esteio para a grande final


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Veja a ordem geral de apresentação em Esteio


Força A será domingo as 13h
Força B sábado a partir das 10h

Sorteio da ordem das inter-regionais do ENART terá transmissão

               O sorteio da ordem de apresentação nas inter-regionais do ENART terá transmissão via internet, através da TV Tradição, a partir das 17h. Estaremos publicando a ordem de cada inter aqui no BLOG, acompanhe com a gente.

domingo, 4 de agosto de 2013

Nota de Falecimento

       Noticiamos o falecimento da mãe da professora Neusa Marli Bonna Secchi, vice-presidente de cultura do MTG, em Passo Fundo. Nossos sentimentos de pesar, nesta hora de dor.

                                                                         Diretoria do MTG

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Extra! Extra! Saiu o Eco de agosto

78ª Convenção Tradicionalista - fotos e grandes decisões
Paulo Souza e o mate do patrão - Paciência e treinamento
Livros dos Festejos - Comissão estadual disponibiliza para as entidades com 50 pontos ou mais na lista destaque.
Parábola: A Pedra
Opinião: Ivo Benfatto fala sobre construir par ao futuro
Editorial: Presidente Erival Bertolini - Do RS para o Brasil
Tema dos festejos: Quem é Blau Nunes
Turismo no Sul: Jeandro Garcia fala sobre os caminhos Pomeranos
ENART: Agosto, mes de duas inter-regionais
Chama Crioula: Acendimento dia 17 de agosto
Proseando com Tenencia: O treinador e o “Coaching”
Santa Catarina organiza o Congresso Brasileiro de Folclore
Agenda da 29ª Região Tradicionalista
Paulinho Pires é o homenageado do Acampamento Farroupilha da capital
Dimas Costa - humildade em prosa e verso
Receita: Bolo de Erva-mate  e muito.. mas muitooo  mais...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lançamento de livros na Convenção

            Na 78ª Convenção foram lançadas novas obras da literatura Tradicionalista. Os livros estão disponíveis para venda na Loja da Fundação Cultural Gaúcha. Fone: (51) 3223.5194.

DIRETRIZES PARA A PILCHA GAÚCHA – Paulo Roberto da Silva Gonçalves
A HISTÓRIA DO CHIMARRÃO 4º Edição – Luiz Carlos Barbosa Lessa
FESTEJOS FARROUPILHAS - O RIO GRANDE DO SUL NO IMAGINÁRIO SOCIAL – Publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho


Na foto:
           Na sessão de autógrafos (esq. para dir.) Paulo Roberto da Silva Gonçalves, Aline de Sá de Carvalho e Olivio Guedes Filho, autores do “Diretrizes para a Pilcha Gaúcha” e Manoelito Carlos Savaris autor do “Manual do Tradicionalismo Gaúcho”.
           Também participou da sessão de autógrafos Fraga Cirne, autor do “Ser Patrão” e Ajadil Costa autor de “Pára, Pedro!”